Geral

WEG fecha contrato para fornecer eletrocentros solares


A negociação com a Canadian Solar e a Nebras envolve R$ 30 milhões e eletrocentros de 7 e 8 MW.

WEG fecha contrato para fornecer eletrocentros solaresA WEG, de Jaraguá do Sul (SC), vai fornecer eletrocentros solares para projeto da Nebras Power e da Canadian Solar no País. Segundo a empresa catarinense, são dois contratos no valor total de R$ 30 milhões e cujos equipamentos serão entregues até o fim de 2020.

Embora a WEG não revele para onde seguirão os eletrocentros modulares de 7 MW e 8 MW, que reúnem de forma integrada inversores centrais, sistema de refrigeração, quadros auxiliares e cubículo de média tensão, as duas empresas estão em fase de construção da UFV Salgueiro Solar, de 114,3 MWp, em Pernambuco. Para esta usina, aliás, a WEG também prepara fornecimento de subestação.

Além do projeto pernambucano, as duas empresas têm outros projetos em comum usinas em implantação no Brasil, desde que a Canadian Solar vendeu em abril de 2019 sua participação de 80% em projetos de 482,6 MWp à Nebras Power, joint venture entre a Qatar Electricity and Water Company (QEWC) e a Qatar Holding (QH).

Fazem parte do acordo entre os dois grupos, além da usina Salgueiro, a Francisco Sá Solar (114,3 MWp), a Jaiba Solar (101,6 MWp) e a Lavras Solar (152,4 MWp). Em todas elas, a fabricante canadense de equipamentos solares mantém 20% da participação e utilizará os módulos fabricados em sua unidade em Sorocaba (SP).