Geral

Webinar discute o trabalho feminino na área de energias renováveis


Especialistas do Brasil e do exterior vão debater a participação as mulheres na grande expansão de empregos prevista até 2050.

No próximo dia 11 de março, a direção da Intersolar South America e do evento The smarter E South America vai realizar o webinar gratuito “Oportunidades de carreira em energias renováveis – Um passo à frente para as mulheres?”, que abordará a atual e futura participação feminina nesse mercado de trabalho. O webinar contará com apresentações e debates entre as especialistas Tina Barroso, da rede Hypatia para mulheres do setor de energia, da Alemanha, e Kathlen Schneider, da Rede MESol, do Brasil. O evento será em inglês

Segundo o relatório “Perspectivas Globais dos Renováveis: Transformação Energética até 2050”, publicado pela Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena) em 2020, o setor de renováveis chegará a empregar 42 milhões de pessoas no mundo todo em 2050, multiplicando por quatro o atual número de postos de trabalho. As medidas de eficiência energética ora em curso criarão 21 milhões de novos empregos, enquanto a flexibilização do sistema de energia será responsável por outros 15 milhões. O webinar vai realçar as possibilidades profissionais abertas para as mulheres com essas mudanças.

Kathlen Schneider é cofundadora e coordenadora da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (MESol), pesquisadora do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica-UFSC), e diretora do Instituto IDEAL. É bacharel e mestre em engenharia civil pela UFSC, e participou do Programa de Mentoria 2019 da Rede Global de Mulheres para a Transição Energética (GWNET).

Tina Barroso foi uma das fundadoras, em 2010, da rede Hypatia para mulheres do setor de energias renováveis, entidade que codirigiu durante 10 anos. Atua desde 2001 no setor de energia e desde 2018 chefia em Berlim o escritório da empresa Conexio, que realiza conferências na área de novas energias, trabalhando no desenvolvimento da programação de congressos e na coordenação de eventos renomados como o Forum New Energy World.

A moderação será de Gioia Müller-Russo, da Solar Promotion International GmbH, responsável pela organização da Intersolar South America e do The smarter E South America.

 

Webinar “Oportunidades de carreira em energias renováveis – Um passo à frente para as mulheres?”

Data: 11 de março de 2021

Horário: 11h (hora de Brasília)

Idioma: Inglês

Valor: Gratuito

Inscrições: https://register.gotowebinar.com/register/2135802849558134795

 

Fonte: arandanet.com.br