USO DO GÁS NATURAL CRESCEU 15,4%, SEGUNDO ABEGÁS

Levantamento da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) mostra que o uso de gás natural no país cresceu 15,4%, na comparação entre janeiro de 2015 e o mesmo período de 2014. A manutenção do despacho termelétrico continua a puxar o consumo, que apresentou crescimento de 54% na comparação anual e chegou a 78,1 milhões de m³/dia no mês de janeiro de 2015.

O presidente-executivo da Abegas, Augusto Salomon, defende uma nova política energética para viabilizar a entrada do gás na matriz elétrica nacional. De acordo com ele, o incentivo à geração distribuída e à cogeração a gás natural reduziria o custo da geração termelétrica e elevaria a eficiência na geração de energia no país. Ainda segundo Salomon, uma planta de cogeração pode ter uma eficiência de até 95%, enquanto uma termelétrica de ciclo combinado não ultrapassa 60%. A cogeração a gás natural apresentou retração de 15,7% no consumo, na comparação entre janeiro de 2015 e dezembro de 2014, e 3% na avaliação anual.

Em janeiro de 2015 o segmento industrial apresentou crescimento de 1,2% na comparação com o mês de janeiro de 2014 e 3,2% na comparação com dezembro de 2014. O resultado vem do aumento da produção industrial do período. Já o setor comercial apresentou diminuição de 1,5% na comparação anual e de 15% na comparação entre janeiro de 2015 e dezembro de 2014.

O consumo residencial, cujo maior mercado encontra-se na região Sudeste, apresentou retração de 30,6% na comparação entre janeiro de 2015 e dezembro de 2014. O resultado reflete a crise hídrica na região e também a sazonalidade do período de férias, quando muitas pessoas viajam. No período de um ano essa queda foi de 7%. O segmento automotivo registrou retração de 8%, na comparação com o mês anterior em virtude da sazonalidade do período de férias. Na comparação, a retração foi de 3%.


Fonte -Fonte: Gás Net

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.