USINA SANTO ANTÔNIO JÁ OPERA 25% DA SUA CAPACIDADE TOTAL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o início da operação comercial da terceira turbina da Casa de Força II, localizada na margem esquerda do rio Madeira, da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. Com onze unidades em funcionamento, a usina alcança potência de 783 MW, energia suficiente para abastecer mais de 3 milhões de residências. O aval foi publicado nesta terça-feira (12), no Diário Oficial da União.

A hidrelétrica já opera com dez turbinas (oito turbinas da Casa de Força I, na margem direita e duas na Casa de Força II, na margem esquerda) e mantém a previsão de cronograma de geração, considerando que outras 16 turbinas entrarão em operação comercial durante este ano. No final de 2013, serão 27 unidades geradoras em funcionamento, o que corresponde a mais de 60% da sua capacidade total.

Em novembro de 2015, quando estiver em pleno funcionamento com todas as suas unidades em operação, a hidrelétrica terá capacidade para gerar 3.150,4 MW, atendendo a demanda de energia de mais de 40 milhões de pessoas em todo o país.

A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, que iniciou a operação comercial em março de 2012, com nove meses de antecedência em relação ao cronograma original, prevê investimento total de R$ 16 bilhões, dos quais R$ 1,6 bilhão é destinado às ações socioambientais para minimizar possíveis impactos decorrentes do empreendimento.


Fonte -Fonte: TN Petróleo

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.