SISTEMA FIRJAN PROMOVE AÇÕES PARA FORTALECER A REPRESENTAÇÃO SINDICAL E O ASSOCIATIVISMO

Capacitações, missões, consultorias e assessorias técnicas. Estes são alguns dos serviços oferecidos pelo Sistema FIRJAN, por meio do Movimento Sindical, para fortalecer a representação sindical, a fim de aproximar as instituições de sua base empresarial. Para atingir esse objetivo, ao longo deste ano estão sendo realizadas seis missões internacionais, 19 caravanas e 28 cursos de capacitação, entre outras ações.

A formação de líderes sindicais é uma das linhas de frente da atuação da Federação, por meio de cursos de capacitação, oficinas e benchmarking para conhecer iniciativas que possam ser replicadas. “Capacitamos empresários em diversos temas, sempre levando a mensagem da importância do associativismo, e também líderes e executivos sindicais. Temos ainda cursos de gestão, em parceria com o IEL, com condições especiais para os associados”, diz Angela Cunha, gerente do Movimento Sindical FIRJAN.

Até o início de 2016, haverá um grande evento reunindo toda a rede de sindicatos do Sistema FIRJAN, visando ampliar a percepção geral sobre o valor do associativismo. E para novembro deste ano, está prevista formação inédita de contadores, que abordará o Sistema Indústria.

Gestão financeira
Também como forma de apoiar a gestão financeira, duas ferramentas estão disponíveis para as entidades filiadas: o Sistema Integrado da Gestão da Arrecadação (Siga) e o Sistema de Inteligência de Assessoria Sindical (BI, Business Intelligence), este último lançado no início do ano. Um total de 89 sindicatos já aderiu ao Siga, podendo, assim, acessar uma base de dados atualizada das empresas de cada setor, por meio de parceira com a CNI. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego e da Receita Federal.

O Movimento Sindical oferece todo o suporte sobre como usar e administrar o sistema. Já o BI permite conhecer informações estratégicas para aprimorar a gestão dos sindicatos. A elaboração do planejamento estratégico dos sindicatos é outro serviço gratuito diferenciado.

Fonte -Fonte: FIRJAN