Geral

Sistema de bombeamento em linha melhora desempenho de elevatórias


Nos últimos anos, a Improv Equipamentos, de Santa Barbara do Oeste, SP, realizou investimentos importantes para se consolidar no mercado de bombas, por meio de inovações tecnológicas que pudessem representar diferenciais no fornecimento de soluções em saneamento. A empresa fornece sistemas completos de bombeamento em linha, que incluem os mecanismos de acionamento e controle para gestão do funcionamento adequado das bombas de esgoto.

Para o fornecimento de peças e produtos essenciais para a composição do sistema, a Improv buscou a Danfoss para apresentar a compatibilidade de seus inversores de frequência com as atividades previstas para o projeto. Após uma sequência rigorosa e apurada de testes, o modelo FC102 foi escolhido para compor o sistema, por atender as necessidades e preservar o nível de competitividade financeira de todo o equipamento.

“A parceria com a Danfoss nesse projeto nos permitiu contar com muito mais dinamismo e assertividade no desenvolvimento e na operação do sistema de bombeamento em linha, uma vez que a atuação dos inversores de frequência FC102 viabiliza o funcionamento da estrutura em diversos níveis e nos fornece um panorama seguro de informações sobre cada etapa da atividade”, diz Fabio Cesar David, diretor técnico da Improv Equipamentos. Os inversores fornecem as funções de comunicação e de configuração interna necessárias para atribuir ao sistema de bombeamento maior disponibilidade, mesmo em condições adversas para a operação.

Além disso, foi possível estabelecer níveis hierárquicos de funcionamento, permitindo a autonomia da aplicação e dispensando o CLP – Controlador Lógico Programável no caso de perda da comunicação. Estas movimentações permitem que o sistema de bombeamento continue funcionando sem o risco de extravasar o esgoto. A Improv foi responsável pela instalação de sistemas que já estão em funcionamento em companhias como Sabesp, Copasa, Cagece, Sanepar e Sanesul.


Fonte: Revista Hydro