SINDISTAL REALIZA III SEMINP (Seminário de Instalações Prediais) COM A PARTICIPAÇÃO DA LIGHT E CEG

Com o objetivo de obter informações sobre as ações recentes que as concessionárias LIGHT e CEG estão realizando para atender às demandas crescentes das novas construções, o SINDISTAL (Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Rio de Janeiro) realizou no dia 19 de outubro, o III SEMINP – Seminário de Instalações Prediais, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, com o tema: “LIGHT e CEG NAS NOVAS CONSTRUÇÕES”.

Na abertura do evento, que contou com a participação de diretores, engenheiros, técnicos de construtoras, instaladoras e projetistas, o presidente do SINDISTAL, João Luiz Ferreira, apresentou os objetivos e metas do sindicato, destacou a importância da realização do seminário e fez um agradecimento especial aos projetistas por suprirem às demandas de trabalhos crescentes, principalmente no Estado do Rio de Janeiro, respectivamente.

Representando a LIGHT, os engenheiros Luiz Eduardo, Luiz Carlos Direito e Marco Antonio Araújo, palestraram sobre os temas: “Aspectos Técnicos na Ligação de Clientes em Média e Baixa Tensão” e “Suprimento Elétrico à Barra da Tijuca e Zona Oeste do Rio de Janeiro”.

Segundo os palestrantes, a Light está investindo R$ 1 bilhão de reais em 2011 para melhorar a qualidade de seus serviços para a população do Rio e ampliar a geração de energia no Estado e no país. Isso representa um crescimento de 44% em relação à média dos últimos cinco anos.

Para apoiar a realização da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a Light criará novas subestações, linhas de alta tensão, automação dos sistemas, rede subterrânea e rede aérea, gerando um aumento significativo para atender às demandas do suprimento de energia elétrica e o crescimento do setor imobiliário, que antes era linear e agora é crescente nos grandes condomínios com cargas maiores. Exemplos desse crescimento podem ser vistos nos empreendimentos como: Shopping Metropolitano, Brookfield Place, Universe, Novo Hotel Íbis, Vila Olímpica, entre outros.

Os representantes da CEG, Lucien Biot e Jefferson Monteiro, apresentaram no III SEMINP os temas: “Expansão Centro Metropolitano e Itaboraí, Cogeração de Energia e Adequação para Instalação de Novos Produtos”.
Lucien Biot, Gerente de Nova Construção, fez breve apresentação da CEG, ressaltando que a concessionária é a maior distribuidora de gás natural (GNV) do país e líder de mercado.

Um dos pontos importantes abordados por Biot, foram: a análise de projeto e inspeção das instalações junto a CEG e o processo de instalação de gás junto ao projeto arquitetônico. “É necessário avaliação preliminar do projeto para evitar a incompatibilidade das instalações de gás com o projeto arquitetônico”.
“Com a crescente demanda das novas construções como o Centro Metropolitano da Barra da Tijuca, Porto Maravilha e com toda a estrutura que a cidade do Rio de Janeiro está por fazer por conta das Olimpíadas e Copa do Mundo, a rede de gás vem se preparando para atender o segmento dentro dos prazos que a CEG determina” – concluiu Biot.

O III SEMINP trouxe a possibilidade de uma aproximação real dos empresários com a LIGHT e CEG. Em paralelo as palestras, ocorreram atendimentos personalizados e específicos, onde as empresas participantes do evento solicitaram informações e buscaram soluções para suas respectivas demandas com os representantes diretos das concessionárias.

O evento contou com o patrocínio das empresas Tigre e Precisa, com o apoio institucional da Light, Ceg, do Sistema Firjan, Sinduscon Rio e Simerj.

Fonte -Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Sindistal – Top Brazil | Grupo Avant