SINDISTAL FECHA PARCERIA COM COPPE/UFRJ PARA REAPROVEITAMENTO DE RESIDUOS

O SINDISTAL buscando atender às necessidades de seus associados com relação a um projeto de reaproveitamento de resíduos de PVC gerados pelas empresas instaladoras, depois de uma intensa busca no mercado, conseguiu firmar uma parceria com o Departamento de Engenharia Química da COPPE/UFRJ-RJ.

Após várias reuniões, o projeto foi alinhado em 24 de janeiro e teve início no mês de fevereiro de 2013, com duração prevista para 13 meses. O professor José Carlos Pinto do Departamento de Engenharia Química será o responsável pelo projeto, supervisionando a pesquisa do bolsista e mestrando em Engenharia Química, Daniel Souza Porfírio, no âmbito do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ.

O corpo técnico do projeto é composto ainda, pelo Dr. Jorge Guimarães França Jr. e pela técnica Grazielle Borges. Os participantes diretos do SINDISTAL, como corpo técnico será o Presidente João Luiz de Queiroz Ferreira e o Eng.º André Penna Franca. A Gerência Executiva do sindicato, que assumirá toda a parte operacional do projeto.

O Objetivo principal desse projeto é desenvolver um conjunto de procedimentos que permita reciclar os resíduos de PVC gerados pelas empresas nos canteiros de obras de maneira científica e sustentável, o que poderá resultar em diversos benefícios para as instaladoras, bem como para as atividades da construção em geral.

Segundo o Prof.º José Carlos, existem alguns estudos relevantes que demonstram que vários materiais poliméricos produzidos como resíduos de aplicações industriais podem ser reincorporados a cadeia de produção e destinados à produção de peças e materiais úteis, informação essa, que só vem incentivar esse projeto do SINDISTAL sobre a reciclagem do PVC, para fins de aproveitamento dos resíduos gerados nos canteiros de obras, com a consequente redução dos custos e impactos ambientais relacionados à disposição final desses resíduos.

Fonte -Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Sindistal – Grupo Avant