SINAPI VARIA 0,84% EM FEVEREIRO

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) registrou alta de 0,84% em fevereiro, o que o deixa 0,29 ponto percentual acima de janeiro (0,55%). O levantamento apresentado na última quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda apontou que a variação nos últimos 12 meses ficou em 6,55%, acima dos 5,86% registrados no período anterior. Em fevereiro de 2015, o índice foi de 0,18%.

O custo nacional da construção ficou em R$ 976,82 por metro quadrado no último mês, sendo que se encontrava em R$ 968,70 em janeiro. Do valor do mês de fevereiro, R$ 523,53 são relativos a materiais e R$ 453,29, a mão de obra.

A parcela relativa aos materiais variou em 1,04% – aumento de 0,64 pontos percentuais em relação a janeiro (que havia registrado taxa de 0,4%). Quanto a mão de obra, a variação ficou em 0,6%, caindo 0,12 p.p. em relação ao mês anterior (0,72%). Nos dois primeiros meses do ano, os acumulados são 1,44% (materiais) e 1,32% (mão de obra); em 12 meses, ficaram em 4,88% e 8,54%, respectivamente.

Dentre as regiões brasileiras, a Nordeste apresentou a maior variação regional no mês (1,29%), seguida das regiões Sul (0,96%), Sudeste (0,62%), Norte (0,57%) e Centro Oeste (0,47%).

Os custos regionais por metro quadrado foram: R$ 1.006,32 (Norte); R$ 911,11 (Nordeste); R$ 1.010,58 (Sudeste); R$ 1.011,28 (Sul) e R$ 986,11 (Centro-Oeste).

Pernambuco destacou-se por apresentar a maior variação mensal, de 4,91%, decorrente da pressão exercida pelo ajuste salarial do acordo coletivo. Em seguida, aparece o Rio Grande do Sul, com 2,27% devido a adiantamento salarial.

Fonte: Construção Mercado