Siemens se associa com empresa de GD solar

Grupo alemão adquiriu 49% da Brasol, depois de já ter negociado participação minoritária da MicroPower-Comerc, também da área de serviços em energia.

A Siemens adquiriu 49% da Brasol Participações e Empreendimentos S.A, uma empresa de geração solar distribuída.  O investimento foi realizado pela área de private equity da Siemens. Não foram revelados os valores da negociação.

Com a participação minoritária, a Siemens pretende incluir na parceria suas ferramentas e serviços digitais do sistema operacional MindSphere, baseado em Internet das Coisas, que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital. Além disso, a empresa adiciona seu portfólio de soluções em energia, incluindo eficiência energética.

A Brasol investe, projeta, implanta e opera as usinas solares e oferece a energia gerada em modelos de compartilhamento e autoconsumo remoto. O foco da oferta do serviço está em grandes consumidores de energia, como indústrias, redes varejistas e centros de distribuição.

Essa é a segunda aquisição, em um ano, da Siemens Financial Services voltada para a oferta de energia como serviço no Brasil. Em agosto do ano passado, a empresa adquiriu 20% da Micropower-Comerc, especializada em baterias de armazenamento de energia a partir de contratos de performance com clientes. Neste caso também não há necessidade de investimento do cliente, já que a empresa disponibiliza os sistemas de armazenamento e recebe por percentual da economia obtida.

Fonte: www.arandanet.com.br