RIO DE JANEIRO É PRIMEIRA CIDADE BRASILEIRA A ADERIR À HORA DO PLANETA 2011, DIZ WWF-BRASIL

Rio de Janeiro é primeira cidade brasileira a aderir à Hora do Planeta 2011, de acordo com a ONG WWF-Brasil.

O lançamento global da iniciativa será nesta quarta-feira, em Cingapura. A Hora do Planeta será realizada no sábado, 26 de março, às 20h30m. As luzes do Cristo Redentor, dos Arcos da Lapa e de outros monumentos serão apagadas.

Os organizadores do evento pedem que todas as pessoas apaguem suas luzes durante 60 minutos para protestar contra o aquecimento global.

O Secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, ressalta que o Rio será a cidade-sede da Hora do Planeta no Brasil.

– Vamos apagar iluminações mais modernas, chamando a atenção para o uso de tecnologia moderna. Tanto o Cristo como a Catedral usam a tecnologia LED, com o dobro de iluminação e um quarto do consumo – disse Osório.

A Lapa poderá receber uma programação especial. Os arcos deverão ter a reforma concluída após o carnaval, mas a iluminação no local ainda é convencional.

A prefeitura, no entanto, já tem o projeto de modernização, que ainda depende de autorização do Iphan, segundo Osório:

– O Rio tem como suas metas ser referência em sustentabilidade. Vamos sediar a Conferência Mundial da ONU sobre meio ambiente, a Rio + 20, em 2012. E o meio ambiente faz parte do compromisso com o COI para as Olimpíadas de 2016.

Além de apagar monumentos, os organizadores da Hora do Planeta contam com a participação voluntária dos cariocas.

– A Hora do Planeta tem um incrível efeito multiplicador, e o Brasil tem destaque nesse movimento mundial, com uma participação cada vez mais intensa e criativa de milhões de pessoas – comentou Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil, em nota divulgada pela ONG.


Fonte -Fonte: Cláudio Motta – Extra

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.