REVISÃO DA NR-12 GANHA ESPAÇO NO ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA

A delegação do Sistema FIRJAN marcou presença na abertura do Encontro Nacional da Indústria (ENAI) 2013 com críticas ao encaminhamento dado à NR12, o conjunto de normas que cria exigências de segurança para máquinas e equipamentos industriais. Os 65 integrantes da delegação usam adesivos com os dizeres “NR-12. Revisão já! Uma questão de bom senso.” e distribuem folhetos que detalham algumas das críticas principais. A necessidade de mudanças na norma foi enfatizada pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade, em seu discurso, e recebeu muitos aplausos.

Empresários do Rio mobilizados em prol de mudanças na NR-12:

A abertura do ENAI contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, que destacou os esforços do governo federal em prol da competitividade industrial e avanços importantes alcançados ao longo de 2013, como a redução do custo da energia elétrica, a mudança nos marcos regulatórios de portos e aeroportos, e os leilões de privatização de rodovias. Citando o presidente Juscelino Kubitschek, que governou o Brasil entre 1955 e 1960, Dilma disse que “o otimista pode errar, mas o pessimista já começa errado.”

Além da presidente Dilma Rousseff, a abertura do ENAI 2013 teve a participação dos ministros Guido Mantega, da Fazenda; Aloizio Mercadante, da Educação; e Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, também esteve presente.

Fonte -Firjan