PROJETO FURNAS EDUCA, UMA ABORDAGEM DIVERTIDA SOBRE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA

Para conseguir a atenção dos mais novos, cada vez mais inseridos no mundo digital, para os problemas do desperdício de energia, Furnas, subsidiária da Eletrobras para geração e transmissão de energia, lançou um projeto um pouco diferente das demais iniciativas que possuem esse fim. Para o departamento de Comunicação Social de Furnas, as novas tecnologias são estratégicas para a conscientização da sociedade quanto ao consumo eficiente de água e energia. “Furnas vem utilizando várias tecnologias como instrumento de disseminação de informações institucionais, por meio de games, aplicativos para telefone celular, tablets e outras plataformas. Dessa forma podemos fazer com que a mensagem da Eletrobras Procel chegue ao público de forma lúdica e interativa”, disse a assessoria.

Com foco na educação infantil e juvenil e desenvolvido até o momento em três grandes shoppings do estado do Rio de Janeiro, o projeto Furnas Educa – Eficiência Energética foi apresentado em um estande onde monitores utilizaram dois jogos interativos para ensinar as pessoas como a energia é gerada a partir d’água.

Pensado inicialmente com foco nas crianças, os games criados pela empresa despertaram também o interesse do público mais velho. O objetivo é ajudar Furnas a gerar energia de forma eficiente. Em um dos jogos, enquanto o primeiro jogador utiliza um tablet para mirar e destruir as nuvens que passam pela tela, fazendo assim chover e, consequentemente, aumentando o nível da represa da hidrelétrica, seu parceiro deve se concentrar no segundo jogo, que consiste em apagar as luzes que acendem na cidade representada numa das paredes do estande, economizando energia.

Durante a brincadeira, além da parte prática, os participantes recebem diversas dicas de como reduzir o consumo de energia elétrica, como: Apagar a luz ao sair do quarto, evitar banho quente muito demorado, trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes, só deixar a lâmpada acesa quando realmente for necessário, entre outras. A ideia é fazer as crianças assimilarem esses costumes e levarem para suas rotinas em casa. Muitas já chegam lá com a consciência que se deve evitar o desperdício de consumo de energia elétrica.

A ideia era de montar o estande em locais de grande circulação de pessoas e que reúnem público de todas as idades e diferentes classes sociais. O departamento comenta ainda que a escolha dos três shoppings foi realizada em função de sua importância para a cobertura de áreas estratégicas da região metropolitana do Rio de Janeiro, como Barra da Tijuca na Zona Oeste, Zona Norte e Niterói e São Gonçalo. O primeiro shopping a receber o projeto foi o Via Parque, dos dias 1 a 15 de dezembro de 2012. Durante o período em que foi desenvolvida, a iniciativa atraiu um número estimado de 12 mil crianças e adolescentes. O segundo shopping visitado pelo estande foi o maior da Zona Norte. A ação no Norte Shopping recebeu cerca de 20 mil pessoas, entre adultos, jovens e crianças. No local, após participarem das brincadeiras e da conscientização, as crianças participantes foram presenteadas com bonecos ecológicos, garrafinhas de água e pastas com caderno e caneta. Também há no local a distribuição de balão de gás. No Plaza Shopping, em Niterói, e último shopping da iniciativa de Furnas, a empresa estima que 19,5 mil pessoas passaram pelo local.

Em uma visão geral, Furnas, que gera energia limpa e renovável e promove ações para um mundo sustentável, acredita que atingiu o objetivo do projeto. O jogo interativo, em três edições despertou o interesse de cerca de 47 mil jogadores entre crianças e adultos, amplificando a mensagem contra o desperdício de energia. “Se somarmos as pessoas que frequentam o estande, ultrapassamos a marca de cem mil pessoas que recebem informações sobre o consumo eficiente de energia elétrica”, disse o gerente de comunicação de Furnas Leandro Rosa. Até o final de abril, a subsidiária da Eletrobras lançará um novo projeto interativo para dispositivos como tablets e smartphones. O nome do projeto será “Lar de Energia Eficiente”. Nele, os usuários poderão simular o consumo de equipamentos e eletrodomésticos em suas casas.

Fonte -Fonte: Procel Info / Breno Marques