Programa fomenta soluções em eficiência energética

A Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), lançou, em parceria com a Firjan SENAI, o Programa Lab Procel, que irá desenvolver soluções inovadoras em eficiência energética, a fim de estruturar negócios e disponibilizar produtos e soluções para o a sociedade. O Programa Lab Procel, a partir de uma série de quatro chamadas públicas, tem como objetivo fomentar e intermediar oportunidades para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica junto a startups, micro e pequenas empresas inovadoras.

Serão destinados, no total, recursos da ordem de R$ 16,67 milhões, dos quais cerca de 90% são de responsabilidade do Procel. O Procel, programa do Ministério de Minas e Energia executado pela Eletrobras, tem seus recursos assegurados pela Lei 13.280/2016. O Plano Anual de Aplicação de Recursos do Procel para o ano de 2018 inclui o projeto “Concurso de Inovação para Soluções em Eficiência Energética”, projeto viabilizador do Programa Lab Procel.

Na segunda-feira (27/4), houve uma transmissão on-line para apresentação do Programa Lab Procel. O evento reuniu representantes da Eletrobras/Procel e da Firjan SENAI.

“O uso eficiente da energia tem reflexos positivos tanto na redução de custos quanto na diminuição de emissão de gases de efeito estufa e na preservação de recursos naturais”, observa o gerente do Procel, Marcel Siqueira, que complementa: “Para empresas de base tecnológica, o desenvolvimento de novas soluções para o mercado que contribuam para maior eficiência energética representa um importante nicho para inovações de alto impacto, capazes de potencializar a geração de novas riquezas e empregos. Com a parceria com a Firjan SENAI, reconhecida por sua expertise e práticas diferenciadas de gestão de programas de aceleração de empreendimentos de base tecnológica, esperamos grandes resultados”. A operação do Programa Lab Procel ficará a cargo do Instituto SENAI de Tecnologia Automação Industrial, no Rio de Janeiro.

O uso eficiente da energia tem reflexos positivos tanto na redução de custos quanto na diminuição de emissão de gases de efeito estufa e na preservação de recursos naturais – gerente do Procel, Marcel Siqueira

Primeira chamada

A primeira chamada pública, cujas inscrições estarão abertas a partir de 27 de abril, tem como foco a aceleração de soluções inovadoras com ênfase em eficiência energética no saneamento ambiental. Serão contempladas as soluções que potencializem ganhos de eficiência energética em sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos, estes integrados ou não com sistemas de produção de energia.

Na primeira chamada serão disponibilizadas vagas para, no mínimo, três startups e/ou micro e pequenas empresas a serem aceleradas pelo Programa Lab Procel. O desafio é implantar novas tecnologias (equipamentos, dispositivos, hardwares e/ou plataformas associadas a hardwares e softwares) e/ou unidades piloto, que sejam escaláveis e que impliquem a relação equilibrada de custos e benefícios de implantação, operação e manutenção.

No site da Eletrobras, está disponível uma página dedicada ao Programa Lab Procel. Clique aqui para conhecer e acessar o edital da primeira chamada.

Assista ao vídeo da transmissão on-line da apresentação do Programa Lab Procel: