PROFESSORES DE RESENDE PARTICIPAM DO CURSO DE CAPACITAÇÃO “PROCEL NAS ESCOLAS”

Em parceria com a Ampla, concessionária do sistema de energia elétrica em Resende, a Secretaria Municipal de Educação proporcionou a 50 professores da rede municipal de ensino, a participação no curso de capacitação do projeto “Procel nas Escolas”. A capacitação, que teve como tema “A Natureza da Paisagem – Energia: Recursos da Vida” aconteceu nos dias 10 e 11 de agosto, na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco). O Procel é um programa do governo federal, criado em 1985, que desenvolve projetos de conservação de energia focados na mudança de hábitos e na eficiência energética. Estes instrumentos permitem maiores benefícios à população e diminui os impactos ambientais.

Segundo o coordenador de Ciências Biológicas da Secretaria Municipal de Educação, Túlio Heringer, o objetivo da iniciativa foi capacitar os profissionais de ensino sobre a importância de adotar medidas contra o desperdício de energia elétrica, formando multiplicadores que repassarão as informações para seus alunos nas escolas.

Participaram do projeto “Procel nas Escolas” os professores das seguintes escolas municipais: Getúlio Vargas (Cidade da Alegria), Augusto de Carvalho – CIEP 489 (Cidade da Alegria), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Bairro Cabral (Cabral), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Júlio Verne (Vila Vicentina), Lídia Pires de Magalhães (Itapuca), Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria) e Sagrado Coração (Lavapés).

Por meio desta capacitação os professores acabam se tornando agentes multiplicadores juntos aos estudantes, que repassarão as informações para toda a comunidade escolar a respeito do uso consciente de energia elétrica, reduzindo o desperdício e, otimizando assim, os recursos naturais, explicou a secretária de Educação do município, professora Soraia Balieiro. Cada escola participante recebeu material didático, composto de livros, jogos, álbuns e DVDs que serão utilizados em todas as séries do ensino fundamental e médio por professores e alunos.

“O projeto atenderá aproximadamente 4.800 alunos e prevê ainda, além de todo o material didático que é ilustrado pelo cartunista Ziraldo, uma palestra sobre consumo consciente de energia elétrica e meio ambiente, além de atividades culturais para 90 alunos por escola, em datas que posteriormente serão agendadas com a direção das dez unidades escolares envolvidas”, explicou Soraia. Ela lembrou que nos anos de 2009 e 2010 este projeto foi desenvolvido em oito escolas municipais de Resende e atendeu aproximadamente 2.400 alunos.


Fonte –

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.