PRODUÇÃO DE ÓLEO E GÁS DA PETROBRÁS CAI 1,3% EM MARÇO

A produção de petróleo e gás da Petrobrás em março deste ano fechou 1,3% abaixo do patamar alcançado no mês anterior, ficando em 2,764 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). Somente 189,9 mil boed desse montante foram produzidos fora do país. Exclusivamente petróleo, a produção apresentou uma queda maior ainda, de 1,8%, ficando em 2,108 milhões de barris por dia.

A companhia afirmou que a parada temporária da plataforma P-58, entre 18 de março e 8 de abril, para manutenções preventivas e aumento de eficiência operacional de alguns sistemas, foi determinante para os números de produção. A plataforma entrou em operação em março do ano passado e passa por sua fase final de testes e ajustes de sistemas de produção.

A produção própria de gás natural no Brasil mantenve o mesmo patamar do mês anterior, ficando em 74 milhões de m³/dia em março, excluído o volume liquefeito. Também sem o volume liquefeito, a produção de gás atingiu 85,5 milhões de m³/dia, incluindo a parcela de empresas parceiras.

O crescimento da produção no pré-sal em comparação ao mês de março do ano anterior foi significativa, aumentando em 70% de um ano para outro. Na camada do pré-sal das bacias de Santos e Campos, incluindo a parcela operada para empresas parceiras, em 2014, o volume foi de 395 mil bpd, enquanto neste ano foi de 672 mil barris de petróleo por dia (bpd), novo recorde para a companhia, 0,5% acima do recorde anterior, de 669 mil bpd, em janeiro deste ano.

Fonte -Fonte: PetroNotícias