Hidrossanitária

PROCEL PUBLICA GUIAS TÉCNICOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFÍCIOS


O Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) lançou, na seção de publicações técnicas do Procel Info, sete guias técnicos relacionados à questão de eficiência energética em edificações. A publicação de tais guias pretende incentivar e disseminar os conceitos de eficiência energética em edificações no setor da construção civil. Os guias abordam diferentes aspectos do assunto, estando divididos em: Acústica Arquitetônica, Clima Urbano e Eficiência Energética nas Edificações, Desempenho Térmico e Eficiência Energética nas Edificações, Eficiência Energética em Edificações e Equipamentos Eletromecânicos, Eficiência Energética nos Edifícios e Sustentabilidade no Ambiente Construído, Iluminação Natural e Artificial e, por fim, Ventilação Natural em Edificações.

No guia de Acústica Arquitetônica, conceitos e definições sobre a acústica aplicada à arquitetura e à construção civil são apresentados, com uma análise sobre a produção, a propagação e a recepção de sons.

As características de materiais de construção, seu desempenho e uma correta especificação para o conforto ambiental, bem como os aspectos envolvidos no processo de produção dos espaços urbanos e os impactos ambientais nas cidades são abordados no guia de Clima Urbano. A publicação apresenta conceitos de clima em conjunto com os de urbanização de modo a possibilitar a coexistência harmônica entre planejamento urbano e qualidade do meio ambiente.

O Guia Procel Edifica – Desempenho Térmico, sugere noções básicas que podem ser incorporadas ao processo de concepção arquitetônica, com informações para o início da abordagem bioclimática do projeto sujeito à climatização mista, com opção prioritária pelo condicionamento natural.

O guia sobre Equipamentos Eletromecânicos apresenta conceitos e características de aparelhos utilizados em edificações como condicionadores de ar, ventiladores de teto e sistemas de iluminação.

No guia de Iluminação é possível encontrar questões e conceitos relativos à iluminação natural e artificial em edificações, e o seu rebatimento na arquitetura como critérios básicos de projeto. O guia oferece também diretrizes para abordagem dos diferentes assuntos da área de iluminação dos edifícios.

Visando reduzir o impacto ao meio ambiente, o Procel lança também o guia de Sustentabilidade para edifícios. No documento, é possível conhecer diversos conceitos associados ao desenvolvimento sustentável, fundamentalmente mediante o uso eficiente de energia. Além disso, oferece um panorama acerca dos impactos das diversas formas de geração de energia, entre outros.

E, apresentando conceitos e aplicações de ventilação natural em ambientes construídos, o guia de Ventilação Natural apresenta alternativas para manter a qualidade do ar e de garantir conforto para os usuários de uma edificação.

Acesse o conteúdo de cada guia: Acústica arquitetônica, Clima urbano, Desempenho térmico, Equipamentos, Sustentabilidade, Iluminação e Ventilação natural.


Fonte -Fonte: Procel Info