PETROBRAS DISTRIBUIDORA INAUGURA “POSTO DO FUTURO” NO RJ

A Petrobras Distribuidora (BR) inaugurou no dia (13/12) o empreendimento que a empresa chama de Posto do Futuro, uma mistura de posto de conveniência com serviços agregados que reúnem tecnologias de interatividade com o consumidor. O posto, uma parceria com a Intel Brasil, também se destaca pela estrutura que agrega eficiência energética e sustentabilidade ambiental.

Para o presidentes da BR, José Lima de Andrade Neto, o posto é um desdobramento natural da vocação de inovação da BR: “Acabamos de completar 40 anos de uma existência marcada desde seu início pela liderança de mercado, pela busca de novas oportunidades de negócios e pela excelência em produtos e serviços. A tecnologia de ponta aplicada neste posto sinaliza para onde vai o mercado, e é onde a empresa estará”.

Tecnologia:

Ao entrar no Posto do Futuro, e mediante cadastramento prévio, o automobilista terá seu veículo identificado por câmeras dotadas de capacidades de reconhecimento e sensores RFID ligados a painéis de mídia. Isso permitirá um atendimento individualizado. Os recursos se estendem a outras áreas. Na loja de conveniência BR Mania, os clientes terão acesso a serviços interativos como por exemplo jogos eletrônicos. Já no Lubrax+, o consumidor terá ofertas de produtos e serviços mais adequados para seu perfil.

A tecnologia também está presente nos bastidores – como gerenciamento remoto e segurança digital pró-ativa, que garantirão a integridade dos sistemas inteligentes e a qualidade do atendimento digital personalizado ao consumidor. Os dados dos clientes também serão tratados de forma totalmente segura, protegidos por avançados recursos de proteção.

“A parceria entre a BR e a Intel tem como objetivo construir um futuro sustentável, inteligente e eficiente para a indústria de serviços, modificando a experiência e aumentando a satisfação do consumidor por meio da aplicação de tecnologias de ponta”, comentou Fernando Martins, presidente da Intel Brasil. “O Posto do Futuro, totalmente desenvolvido no Brasil, é um modelo para a indústria em todo o mundo e um exemplo da criatividade brasileira na aplicação de tecnologias de última geração”.

Sustentabilidade:

O projeto envolve modernos sistemas de eficiência energética e sustentabilidade ambiental. Entre eles, temporizadores mecânicos em torneiras, uso de água de chuva para limpeza de pisos e lavagem de carros, além de reciclagem da água de lavagem de veículos, que podem reduzir o consumo posto em 50%. O chamado “telhado branco”, o uso de iluminação zenital, de indução magnética e de leds também apontam para uma redução expressiva do consumo total de energia.

A energia solar está adequada ao projeto para dois propósitos: numa estação para carga de veículos elétricos e no aquecimento de água para lavagem de veículos, o que reduz o uso de produtos químicos e volume de enxágüe em até 10%.

Já a eólica, acumulada em baterias, alimenta as lâmpadas de leds da iluminação de emergência das entradas da pista de abastecimento.

Fonte -Fonte: TN Petróleo