Geral

Pesquisa indica maior intenção de investimentos em saneamento


Sondagem semestral foi realizada pela Abdib e EY.

 

Pesquisa indica maior intenção de investimentos em saneamentoDepois do pessimismo no auge da pandemia do coronavírus, os executivos do setor de infraestrutura voltaram a apontar otimismo para assuntos como crescimento econômico, cenário para promoção de investimentos e contratação de funcionários. Esse retrato emerge da 4ª edição do Barômetro da Infraestrutura Brasileira, sondagem semestral realizada pela Abdib – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base e pela EY em parceria com executivos e especialistas que lideram projetos de investimentos e gerenciam contratos nos setores de infraestrutura.

O Barômetro da Infraestrutura Brasileira coletou a opinião de 142 pessoas entre 2 e 18 de setembro sobre temas como crescimento econômico e cenário para investimentos, esforço do Estado em prol da infraestrutura, apoio aos entes subnacionais, governança pública para processos relacionados à infraestrutura, segurança jurídica, papel dos órgãos de controle e finanças verde. O objetivo é sempre identificar o ânimo e as expectativas dos profissionais do setor assuntos essenciais aos investimentos e ao desenvolvimento de projetos.

Quando perguntados no Barômetro da Infraestrutura Brasileira quais setores devem registrar aumento de investimentos nos próximos três anos, o saneamento básico ocupa o topo das indicações (74,7%), abrindo vantagem em comparação com outros mercados e mantendo de forma consistente a liderança em uma lista com 13 opções. Energia elétrica vem em segundo lugar, com 47,2%. No primeiro semestre de 2020, saneamento somava 64,9%, contra 31,1% do mesmo período em 2019, o que indica a tendência de crescimento.

Segundo a Abdib, o resultado tem respaldo em mudanças legislativas e decisões governamentais em curso. Saneamento básico e gás natural são setores com mudanças regulatórias avançando. Na área rodoviária, há mais muitos projetos de concessões em fase de estudos e modelagens.

 

Fonte: arandanet.com.br