Geral

Perspectivas do Gás no Rio 2021 é lançado em live com principais agentes do mercado


mosaico1 Perspectivas do Gas 2021
Foto: Paula Johas

Firjan lançou a 4a edição do Perspectivas do Gás no Rio 2021, que tem como novidade um painel interativo para apresentação de dados dinâmicos, atualizados ao longo do ano. “Temos excelentes perspectivas e precisamos avançar rápido nas regulações estaduais e federais. Há grandes fundos de investimento interessados em se associar a empreendedores e a Firjan está pronta para viabilizar esses negócios”, explicou Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da federação, durante abertura da websérie Óleo, Gás e Naval especial sobre o lançamento da publicação, em 18/05.

Leia também: Consumo de gás natural pode aumentar dez vezes no Rio de Janeiro num horizonte de dez anos

 

 

Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval na Firjan, destacou que o Perspectivas 2021 também apresenta como novidade o Mapa do Gás Natural interativo. “Podemos analisar o mercado de gás, acompanhando os investimentos atuais e os previstos. O Perspectivas também consolidou estatísticas de ofertas e demandas, entre outros dados”.

Veja a apresentação da Firjan

Para a edição 2021, a Firjan contou com o apoio de algumas entidades, como a Associação de Empresas Transportadoras de Gás (ATGás). “As empresas transportadoras TBG, NTS e TAG já estão com previsão de contratos de curto e longo prazos para o segundo semestre de 2021 e início de 2022. Criamos uma plataforma única de oferta de capacidade com as três transportadoras,” anunciou Rogério Manso, diretor-presidente da ATGás.

Conheça a apresentação da ATGás

Hélio da Cunha Bisaggio, superintendente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), deu outros exemplos de que o novo mercado de gás está saindo do papel. Os parceiros da Petrobras já assinaram os primeiros termos de contrato para acessar diretamente o gás natural e vendê-lo ao mercado. No início de 2022 essas operações devem começar.

Já o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) vem colaborando com a ANP e outras agências para ajudar a regular o mercado de gás. Sylvie D’Apote, diretora-executiva de Gás do IBP, explicou que a recente regulamentação de ICMS das térmicas vai garantir maior competitividade no estado do Rio.

Veja a apresentação do IBP

Modelo de país

“Não podemos perder de vista que não olhamos só o gás, mas o modelo de país. Vamos ser o país do cartório, das reservas de mercado, ou da diversidade, da competição, do poder de escolha? Não podemos repetir o que já ocorreu no passado”, provocou Paulo Pedrosa, presidente da Associação dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace).

“Buscar o mercado competitivo com mais ofertantes dá impulso para a indústria de gás. Os rumos são promissores e é por esse futuro que estamos trabalhando”, declarou Heloisa Borges, diretora da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), citando o Perspectivas 2021 da Firjan.

Nesse sentido, a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) trouxe o olhar de uma fonte alternativa. “O biogás é uma oportunidade para o Rio diversificar a oferta de combustível, com sustentabilidade. O potencial no estado é de 1,8 milhão de m3 por dia, principalmente no interior, onde não há rede de gás natural. Está sendo pouco aproveitado e tem emissão negativa de carbono”, defendeu Gabriel Kropsch, vice-presidente da ABiogás.

Conheça a apresentação da ABiogás

A federação está ainda com uma frente de ação para mapear informações sobre o potencial de consumo de gás no estado, como quem tem interesse de comprar e a que preço, em um olhar de cinco, dez e 15 anos para frente. No documento deste ano, foi mapeada uma região, que sugeriu preços de viabilidade de US$ 6 por milhão de BTU em 5 anos.

“Há potencial para uma expansão expressiva de gás natural em um polo de consumo já mapeado. A partir de preços competitivos, os volumes podem aumentar em mais de 10 vezes”, ressaltou Fernando Montera, coordenador de Relacionamento Petróleo, Gás e Naval da Firjan.

Acesse o Perspectivas do Gás no Rio 2021 aqui

Veja a plataforma de dados dinâmicos de gás 2021 aqui

Para rever a websérie Óleo, Gás e Naval de lançamento do Perspectivas do Gás no Rio 2021

 


Fonte: firjan.com.br/noticias/
Foto: Paula Johas