PARANÁ PODERÁ SER O PRIMEIRO ESTADO SUSTENTÁVEL DO MUNDO

Um programa piloto de sustentabilidade apresentado pelo Programa de Cidades do Pacto Global da ONU pode fazer do estado do Paraná o primeiro a ser totalmente sustentável.

Em reunião na segunda-feira, 16 de maio, o governador Beto Richa recebeu da diretora do Pacto Global, Elizabeth Ryan, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, o programa que prevê a criação de uma rede multisetorial para o desenvolvimento sustentável no Paraná.

Para a diretora, o programa que pretende reunir todas as instâncias públicas e privadas, entidades civis e órgão nacionais e internacionais de financiamento, pode tornar o estado referência mundial em sustentabilidade.

“Apresentamos ao governador o Programa de Cidades Sustentáveis, que está sendo desenvolvido em cidades de alguns países, juntamente com a proposta de fazermos do Paraná o primeiro estado sustentável do mundo. Esse projeto foi muito bem recebido pelo governador”, afirmou o secretário de estado, Cezar Silvestri.

O Programa de Cidades Sustentáveis busca, entre outros objetivos, integrar e mobilizar a sociedade em prol da participação nas discussões da agenda pública e qualificar as informações para ajudar nas decisões e na procura por recursos que contribuam para as necessidades sustentáveis da cidade/estado.

Início dos trabalhos:

Na discussão com o governador, os especialistas em gestão estratégica para sustentabilidade da Companhia Paranaense de Energia (Copel) Eduardo Manoel Araújo e Rosane de Souza estiveram presentes e concluíram como deve ser feito o processo no estado. Duas cidades do Paraná, segundo Silvestri, já estão sendo modificadas pelo programa.

“A intenção é de estender o programa a todas as demais cidades paranaenses. Contamos também com a participação de uma técnica da ONU, pois a instituição tem maior interesse que tenhamos um estado inteiro desenvolvendo o Cidades Sustentáveis”, explicou o secretário.


Fonte -Fonte: Envolverde

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.