Eficiência Energética

NOVA NORMA DE INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ENTRA EM VIGOR


Texto estabelece as competências mínimas exigidas para certificar os profissionais da área

Entrou em vigor na última quinta-feira, 14 de novembro, a NBR 16230, que aborda os requisitos de Inspeção de Estruturas de Concreto e de Qualificação e Certificação de Pessoal. Elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Serviço de Inspeções de Estruturas de Concreto (ABNT/CEE-169), a normativa, como o próprio nome referencia, tem como objetivo estabelecer os requisitos para a certificação de profissionais que atuam na área de inspeção de estruturas de concreto.

De acordo com o coordenador da Comissão de Estudo responsável pela elaboração da norma, Júlio Timerman, “o texto estabelece as competências mínimas exigidas para certificar os profissionais que desejam atuar na inspeção de estruturas de concreto”. Segundo o coordenador, a normativa estabelece também dois níveis de profissionais a serem certificados: Inspetor I e II.

O Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), aliás, abrirá no início de 2014 as inscrições para a certificação destes profissionais abrirão. Para Timerman, em médio prazo, contratantes de serviços, como Petrobrás, Sabesp, Metrô, entre outros, priorizarão a contratação de profissionais certificados.


Fonte -Portal PINIweb