MISSÃO SINDICAL DA CONSTRUÇÃO CIVIL VISITA BATIMAT, EM PARIS

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e representantes de sindicatos da cadeia da Construção Civil visitaram, na última terça-feira, dia 5, a feira BATIMAT, maior evento internacional voltado para a inovação na construção civil. A BATIMAT é o principal roteiro da missão empresarial de que o grupo participa, na França, que tem como foco a prospecção de inovações tecnológicas e de gestão na cadeia do setor.

“As missões técnicas que o Sistema FIRJAN organiza têm como objetivo principal expor nossa base de associados à inovação, nas regiões do mundo onde o processo está mais avançado. A partir dos roteiros visitados, nossos líderes sindicais apreendem o que é mais importante para ampliar a competitividade de seu segmento e, a partir daí, disseminam o conhecimento para suas empresas associadas˜, disse o presidente do Sistema FIRJAN.

O roteiro foi aberto na segunda-feira, com a visita à Câmara de Comércio e Indústria de Paris (CCIP). O grupo foi recebido pelo diretor, Remis Arthur, que fez uma apresentação sobre a instituição, que reúne quase 800 mil empresas na região Île de France e tem orçamento de 600 milhões de euros. Na sequência, foram realizadas outras duas apresentações sobre conjuntura econômica francesa e sobre perspectivas de investimentos franceses no Brasil.

À tarde, os empresários estiveram no Centro Científico e Tecnológico da Construção, que realiza pesquisas em inovação para o setor. Ao fim do dia, o grupo realizou uma reunião de trabalho, em que foram discutidas preocupações do setor, em termos tecnológicos, ambientais, legais e regulatórias.

Na quarta-feira, o grupo visitou a Federação Nacional de Obras Públicas e a associação Certificadora do Setor em Paris Qualitel. Na quinta (7), a missão visitou novamente a BATIMAT e, na sexta, o roteiro foi concluído com as visitas à Federação Francesa de Construção e ao canteiro de obras da empreiteira Bouygues Construção, uma das maiores da França.

Participam da missão o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção, Engenharia Consultiva e do Mobiliário de Niterói a Cabo Frio, Sérgio Yamagata; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio, Roberto Kauffmann; o presidente e o delegado do SIndicato da Indústria da Construção Civil do Centro Norte Fluminense (Sinduscon – CN), Mário Lúcio Mury e Ediwar Ismério Machado, respectivamente; o delegado suplente do Sindicato da Indústria da Construção Civil e Engenharia Consultiva de Niterói (Sindicon-Niterói), Aluísio de Andrade Mendes Filho; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira; o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil, Montagens Industriais e Engenharia Consultiva no Noroeste do Estado do Rio, Joáo Luiz Ramos Alves; o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção de Duque de Caias, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Mangaratiba, Mesquita, Japeri, Queimados, Seropédica, Guapimirim, Parati, Paracambi, Belfort Roxo, Itaguaí e Angra dos Reis (Sincocimo), Jorge Rodrigues do Nascimento, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Volta Redonda, Mauro Campos, o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Três Riod, Paraíba do Sul, Areal, Comendador Levy Gasparian e Sapucaia (Sindicon-TR), Waldir dos Santos Júnior; o presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção e de Olaria do Estado do Rio de Janeiro, Edézio Gonzalez Menon, o presidente do Sindicato da Indústria Cerâmica para Construção e Olaria do Médio Paraíba, Luiz Carlos Barbosa Lima,e os delegados efetivos da instituição, César Vergílio e Henrique Nora Filho; o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Noroeste do Estado do Rio, Rogério Martins de Andrade; o representante do Sindicato das Indústrias de Artefato de Cimento Armado, Ladrilhos Hidráulicos e Produtos de Cimento no Estado do Rio (Induscimento), Marcelo Kaiuca.

Fonte -Firjan