Geral

Mercado de Óleo e Gás precisa acelerar seu processo de digitalização


Mercado de Óleo e Gás precisa acelerar seu processo de digitalizaçãoO mundo está experimentado uma aceleração na implementação das tecnologias digitais, por conta da pandemia da Covid-19, e o mercado de Óleo e Gás precisa, cada vez mais, seguir essa tendência, aumentando a velocidade com que olha para os processos de digitalização. Este foi o centro do debate de mais uma Websérie Óleo e Gás, realizada pela Firjan, nesta terça-feira (23/06). O encontro foi mediado por Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, e por Mauricio Ogawa, gerente Geral de Tecnologia e Inovação da federação.

Segundo Tamara Garcia Bermejo, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Repsol Sinopec Brasil, a crise atual tem obrigado as empresas a concentrar seus esforços na eficiência de custos. “Estamos descobrindo como a digitalização e a automatização de toda a cadeia de produção traz eficiência nas operações e economia”, disse. Tamara citou, por exemplo, como as novas tecnologias de machine learning estão ajudando na aplicação de conceitos utilizados em outros setores para a área sísmica.

Cláudio Makarovsky, diretor da Microsoft, por sua vez, ressaltou que a grande quebra de paradigma na indústria de O&G foi o processamento em nuvem. “Nossa indústria é muito conservadora. E é justamente com a Covid-19 que estamos testemunhando a adoção exponencial do cloud computing”, afirmou.

Para Luis Felipe Kessler, vice-presidente da Schneider Electric, o caminho da digitalização é irreversível. “Durante a pandemia, fizemos Testes de Aceitação em Fábrica (TAF) remotos. Isso poderá ser utilizado também no futuro. As empresas precisam entender que temos hoje uma abundância de ferramentas, softwares, dados e acesso. O necessário é planejamento”, frisou, complementando que a digitalização também irá transformar o modo como a mão de obra é utilizada. “Não se trata de reduzir pessoas, mas saber usá-las de forma mais eficiente”, argumentou.

Acesse a playlist e acompanhe a websérie, sempre às terças-feiras, de 16h às 17h30.

 

Assista à live completa do dia 23/06: