MERCADO DE ENERGIA SOLAR É PROMISSOR NO BRASIL

O friozinho vem chegando devagar e sorrateiro. Quando menos se espera as pessoas começam a sair às ruas de casaco e cachecol. É sabido que para manter o corpo aquecido nos dias frios as bebidas quentes são fortes aliadas das roupas quentes, mas e para aquecer a casa e o ambiente de trabalho? O aquecimento solar é uma opção vantajosa!

O blog Central Ar já mostrou os benefícios de se ter um ar condicionado quente frio, que pode ser utilizado tanto no verão quanto no inverno para proporcionar conforto térmico.

Mas outro grande problema nos dias frios é a hora do banho. Alguns chuveiros não esquentam a água o suficiente, ou, quando esquentam, apresentam dois outros problemas: o baixo fluxo de água e o alto custo de energia elétrica. Para isso existe uma solução sustentável e assertiva: o uso de aquecedores solares.

O mercado de energia solar tem se mostrado vantajoso no Brasil, país em que o sol brilha, em média, 280 dias por ano. No entanto, países como Alemanha geram por ano o equivalente a duas usinas de Itaipu. É preciso mais investimento e conscientização no Brasil, para afastar o risco de racionamento a cada vez que as chuvas se tornarem escassas no país. O potencial do país para geração de energia através do sol é enorme e precisa ser explorado. Conheça mais sobre o assunto.

A estabilização do mercado de energia solar:

O brasileiro vem conhecendo aos poucos a energia solar, que é uma opção sustentável e inteligente para aquecer a água do banho. Em um primeiro momento a instalação dos coletores solares tem custo de em torno 1% do valor da construção da obra. Em construções já existentes, a instalação pode ter um custo levemente elevado, mas o investimento compensa, pois além de garantir um alto nível de economia na conta de luz, este tipo de instalação valoriza os imóveis.

Até meados de 2012 o Brasil ocupava a sexta posição no ranking mundial de coletores solares. Os equipamentos instalados ocupavam uma área equivalente a 900 campos de futebol. Eram, por tanto, no até o período, ao todo 2,5 milhões de coletores divididos assim: 72% aquecem a água nas residências, 17%, piscinas, 9% abastecem o comércio e 2%, a indústria.

A eficiência energética dos coletores solares justificou mudanças na legislação em 25 cidades brasileiras, que tornaram obrigatória a instalação dos equipamentos para certos tipos de construção.

Por que a energia solar é econômica e sustentável?

Não é apenas por gerar economia financeira na conta de energia elétrica em sua casa que os coletores se tornaram opções sustentáveis. Eles também garantem a preservação dos recursos naturais utilizados para a geração de energia.

Por exemplo, um metro quadrado de coletor solar produz por ano energia equivalente a: 215 quilos de lenha, 66 litros de óleo diesel, 55 quilos de gás ou 56 metros quadrados de área inundada de uma hidrelétrica.

A energia solar já chegou às casas mais simples. Uma portaria do Governo Federal tornou obrigatória a instalação de coletores solares em habitações populares. O benefício dos coletores solares é ainda maior em comunidades de baixa renda. A economia na conta de luz pode chegar a 35%.

Entenda o funcionamento:

O coletor solar é construído como uma serpentina de tubos de cobre e normalmente com aletas de alumínio pintadas de preto para aumentar a absorção da energia solar. O equipamento fica instalado no telhado, diretamente exposto ao sol, para captação da energia (vide foto abaixo). A temperatura da água atinge facilmente 60 graus. A temperatura média de funcionamento é em torno de 45 graus, muito confortável para um banho.

Em dias com ausência ou pouca incidência de sol, o equipamento aquece a água através das reservas de seu boiler (compartimento que armazena a energia não utilizada), por isso é importante analisar a necessidade da residência na hora de escolher o tipo e a capacidade do aparelho. A energia armazenada costuma durar em torno de 2 ou 3 dias sem incidência de sol para reposição da energia, mas isso varia de acordo com a utilização.


Fonte -Fonte: Central Ar

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.