Hidrossanitária

ITAIPU FECHA O ANO COM PRODUÇÃO MUNDIAL HISTÓRICA


A Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, deve fechou o ano com uma produção superior ao 98 milhões de megawatts-hora (MWh). A nova marca histórica é 3,5 milhões de MWh mais alta que a atingida em 2008 – 94,6 milhões MWH -, quando a hidrelétrica estabeleceu o até então recorde mundial. A energia produzida pela binacional em 2012 seria suficiente, por exemplo, para atender a demanda energética de todo o mundo durante dois dias ou do Brasil por 83 dias.

De acordo com a hidrelétrica – responsável por 70% da demanda de energia para o Paraguai e 20% da demanda brasileira -, a quebra da barreira se deve a diversos fatores, entre eles a atipicidade do mês de dezembro, um dos mais quentes de todos os tempos. Nos últimos dez dias, quando geralmente a demanda de energia diminui pela desaceleração da indústria, o consumo residencial aumentou em função das altas temperaturas.

“A boa execução dos trabalhos e gestão dos recursos, como a otimização do uso da água, matéria-prima para a geração de energia, dos equipamentos e parceria bem desenvolvida na coordenação dos trabalhos com a Eletrobrás, a Ande (estatal paraguaia), Furnas, Copel e o Operador Nacional do Sistema (ONS), garantiram segurança para Itaipu atender ao setor e estabelecer uma nova marca de geração anual de energia”, explicou o superintendente de Operação, Celso Torino.

Fonte: Gazeta do Povo/PR


Fonte -Fonte: Gazeta do Povo/PR