INSTALAÇÕES PREDIAIS E SUA IMPORTÂNCIA

Conservar, manter e melhorar. As mesmas recomendações para valorizar o imóvel valem para garantir a sua segurança. Uma edificação é composta de uma série de instalações, são tubulações de gás e fiação elétrica.

Em condomínios, as instalações são sempre vitais. Veja o caso das tubulações de água. Se não recebem a atenção devida, acabam por causar prejuízos e aborrecimentos, como nos casos das infiltrações sempre tão recorrentes em edificações. “É comum cuidar-se das instalações apenas quando elas apresentam problemas, mas todas possuem uma vida útil estimada, informação muitas vezes desconsiderada”, afirma Simone Ramos, gerente de condomínio.

A experiência diária na orientação a síndicos permite dizer que poucos incluem na previsão orçamentária despesas de manutenção, a partir de um cronograma de ações de curto, médio e longo prazo capaz de manter as instalações sempre em bom estado. “Está longe de ser uma consulta que nos fazem com regularidade, mas a obediência às especificações técnicas dos fabricantes de cada tubo, fio ou equipamento é, certamente administração e aos moradores, uma maneira eficaz de garantir segurança à edificação. Afinal, um prédio com instalações cuidadas é sempre mais seguro”.

Quem também vê nos cuidados preventivos das instalações a melhor maneira de garantir o bem-estar de todos é o engenheiro e especialista em instalações prediais David Gurevitz. Ele recomenda que, ao preparar a previsão orçamentária de cada ano, deve-se valorizar o item despesas de manutenção, levando em consideração não apenas gastos de anos anteriores, mas um planejamento para obras de melhorias. “As instalações têm prazo de validade, como tudo. Deve se ter um arquivo de cada equipamento, ou ao menos anotar as informações relativas à sua vida útil e utilizar estas informações para aprovar uma programação anual, para as manutenções, as substituições ou os upgrades necessários”.

Ele afirma que não é possível pensar somente em termos de conservação, mas de melhoria também. “Tudo evolui e os produtos novos oferecem durabilidade e, dependendo do tipo, ajudam a economizar. Há um universo de instalações diferentes em uma edificação”, alerta Gurevitz, acrescentando ainda que, os cuidados com as instalações precisam ser vistos como investimento. “O retorno em economia e eficiência vale cada centavo investido”, afirma.

Fonte: Lowndes Report


Fonte -Fonte: Lowndes Report

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.