INMETRO VAI DEFINIR EMPRESAS QUE VÃO FAZER AS INSPEÇÕES QUINQUENAIS DO SETOR DE GÁS

Em uma reunião realizada na tarde do dia 19 entre representantes do Inmetro, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (SEDEIS), as Concessionárias Ceg e Ceg Rio ficou definido que a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) vai designar o Inmetro como o responsável por definir as empresas para realizar as inspeções quinquenais de rede de distribuição interna de gás natural canalizado, dando a elas a comprovação de capacidade técnica para o serviço. Em nota, o Inmetro informou ainda que as empresas interessadas devem passar pelo “processo de acreditação” e fazer, primeiramente, a inscrição no site do órgão na internet.

O prazo para avaliação técnica, segundo o Inmetro, deve durar cerca de quatro meses, já que o órgão exige das empresas interessadas o cumprimento de requisitos estabelecidos pela ISO 17.020, que estabelece rigorosos padrões de processo de inspeção.

“Na medida em que as empresas forem acreditadas pelo Inmetro, as Concessionárias Ceg e Ceg Rio divulgarão a lista de habilitadas na sua página na internet, em suas agências de atendimento e ainda no Call Center. Todos os consumidores de gás natural canalizado das Concessionárias Ceg e Ceg Rio devem realizar a vistoria em um prazo de até cinco anos a contar da data em que a referida lei entrou em vigor. O consumidor que instalou gás até o dia 18 de março de 2015 tem o prazo de cinco anos a contar desta data para realizar a vistoria periódica, ou seja, a primeira vistoria quinquenal deverá ser realizada até 18 de março de 2020. O consumidor que instalar gás a partir de 19 de março de 2015 terá cinco anos para fazer a vistoria periódica quinquenal, a contar da data de instalação. Em ambos os casos, o consumidor deve manter sob sua responsabilidade o laudo emitido pela empresa que fizer a inspeção. O consumidor que não realizar a inspeção de segurança quinquenal terá o fornecimento de gás interrompido”, explica o comunicado.

O Inmetro destaca ainda que o consumidor que sentir cheiro de gás, deve ligar imediatamente para o número 08000-240197 que funciona 24h. Uma equipe de atendimento de emergência será enviada para o endereço e irá efetuar uma avaliação. Se ficar comprovado existência de escapamento de gás, o fornecimento será interrompido e restabelecido após uma nova verificação em que fique comprovado que não há mais escapamento.

Fonte -Fonte: Jornal Brasil