INMETRO CERTIFICARÁ MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Já podem ser encontrados no mercado alguns produtos com o selo, como, por exemplo, blocos cerâmicos para alvenaria e placas cerâmicas para revestimento.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou na segunda-feira (5/08) que irá certificar produtos da construção civil para aumentar o desempenho e a durabilidade e proteger os consumidores contra baixa qualidade. Entre os materiais que serão avaliados, estão tijolos maciços cerâmicos, blocos e telhas de cerâmica e de concreto, porcelanatos, torneiras, sifões e misturadores de água.

Dimensões, composição, absorção de água ou resistência são alguns dos requisitos técnicos que constarão nos regulamentos desenvolvidos pelo Inmetro, sejam eles compulsórios ou voluntários.
De acordo com o Inmetro, já podem ser encontrados no mercado alguns produtos com o selo, como, por exemplo, blocos cerâmicos para alvenaria e placas cerâmicas para revestimento. “Até o final de 2013, torneiras, misturadores, registros e sifões terão o regulamento compulsório publicado e itens como argamassa colante, blocos vazados de concreto, cal hidratada para argamassa, pisos de madeira maciça, porcelanatos e tintas serão contemplados com a certificação voluntária”, afirma Roberta Chamusca, técnica da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade.

O Inmetro também divulgou os prazos de adequação compulsórios pela indústria e pelo comércio dos materiais:

– Telhas cerâmicas e Telhas de concreto: Portaria Inmetro nº 005, de 08 de janeiro de 2013.

Fabricação/importação: 10/01/2014
Comercialização pelo fabricante/importador: 10/04/2014

Comercialização pelo varejo: 10/07/2014
– Blocos de concreto para alvenaria: Portaria Inmetro nº 220, de 29 de abril de 2013.

Fabricação/importação: 02/11/2013
Comercialização pelo fabricante/importador: 02/05/2014

Comercialização pelo varejo: 02/11/2014


Fonte -Fonte: Piniweb / Rodrigo Louzas / Marcelo Scandaroli

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.