INCANDESCENTES DE 75W E 100W SAEM DEFINITIVAMENTE DO MERCADO

A partir do próximo dia 1º de julho fica proibida a comercialização das lâmpadas incandescentes de 75W e 100W. A fabricação ou importação destas lâmpadas já estava proibida desde julho do ano passado, e agora deixarão de existir definitivamente.

O Brasil optou por eliminar a fabricação e comercialização das lâmpadas incandescentes de forma gradual, assim como aconteceu com os países europeus. Na Europa a eliminação quase que total da incandescente levou três anos e encerrou-se em 2012. Em outros países a escolha foi banir essa lâmpada de uma única vez, começando por Cuba em 2005, seguido pela Austrália em 2010, Argentina em 2011 e Estados Unidos em 2014.

No Brasil, não existe lei determinando a proibição da fabricação ou importação e comercialização das incandescentes, como muitos acreditam. O que existe é uma Portaria Interministerial de n° 1007, de 31/12/2010, na qual o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – estabelece a eficiência luminosa mínima para as lâmpadas incandescentes, em patamares muito altos, que inviabilizam sua fabricação.

“Trata-se de uma escolha mundial para reduzir o consumo de energia elétrica, a geração de calor e emissão do CO2 que ocasionam o efeito estufa, e o excesso de descarte que contamina o meio ambiente”, explica Gilberto Grosso, CEO da Avant, empresa brasileira com 17 anos de atuação no segmento de lâmpadas e luminárias de qualidade.

Opção pelo LED

Estima-se que o mercado de incandescentes em 2014 tenha sido próximo a 250 milhões de unidades. Com o fim da fabricação dessa tecnologia de lâmpada em 2016 e fim da comercialização geral em 2017, a migração irá para as compactas fluorescentes, conhecidas como econômicas, e para os modelos de LED.

Para o executivo da Avant, “o custo versus o benefício que uma lâmpada de LED proporciona compensa a substituição, já que o LED dura muito mais; não é poluente, pois não contém metais pesados como o mercúrio; gera menos calor e, com isso, menos dióxido de carbono (CO2, responsável pelo efeito estufa); não emite radiação UV; e gera 25 vezes menos lixo contaminante do meio ambiente, já que a troca devido ao fim da vida mediana útil da lâmpada é de longo prazo – 25 mil horas.”

Datas marcadas

Agora será a vez das lâmpadas incandescentes de 60W, as mais usadas pelos brasileiros, entrarem em contagem regressiva. Já a partir de 30 de junho elas não poderão mais ser fabricadas nacionalmente ou importadas. Todavia, os fabricantes e importadores que ainda tiverem estoques destes modelos têm autorização para comercializá-los até o dia 30 de dezembro de 2015. E os lojistas, por sua vez, poderão vendê-los para os consumidores até 30 de junho de 2016, quando deixará de existir no Brasil.


Fonte -Fonte: Procel

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.