Grupo Opersan fornecerá sistema de reúso de água na Crown Embalagens

50% da água utilizada no processo produtivo será oriunda de reúso, baseado em MBR e osmose reversa.

Grupo Opersan fornecerá sistema de reúso de água na Crown Embalagens

O Grupo Opersan vai instalar e operar um sistema de reúso de água industrial na Crown Embalagens, em Cabreúva, SP. O acordo amplia a parceria de gestão hídrica já existente entre as duas empresas desde 2018.

A Crown é fabricante de latas de alumínio para cerveja, refrigerantes, sucos e chás. Além de Cabreúva, a empresa possui mais cinco unidades fabris no Brasil. O contrato tem por objetivo principal o desenvolvimento técnico, implantação e operação de uma ETE – Estação de Tratamento de Efluente, que inclui como processo final um sistema de produção de água de reúso. A água tratada a partir do novo sistema deverá atender a rigorosos padrões de qualidade e será totalmente utilizada no processo produtivo da Crown Embalagens.

Atualmente, a unidade de Cabreúva da Crown Embalagens produz, aproximadamente, 3 bilhões de latas de alumínio por ano e, para fabricação desta quantidade, o consumo de água industrial é de aproximadamente 290 mil m³/ano. Toda a água industrial utilizada pela unidade antes do novo sistema de reúso ser implantado era oriunda de poços profundos e/ou concessionária pública.

Com a nova estação, os efluentes industriais continuarão a ser lançados para tratamento em um processo físico-químico convencional composto de coagulação, floculação, decantação e filtração final. Depois serão encaminhados para a nova unidade de reúso com tecnologia de membranas, com tanque de equalização, remoção de sólidos finos, dosagem química de nutrientes, reator biológico, tanques de membranas MBR, permeado, oxidação química e proteção microbiológica e desaguamento de lodo. O sistema MBR ocupará uma área de aproximadamente 450 m². A vazão média de tratamento será de 22 m³/h.

O efluente tratado será armazenado e encaminhado para o processo terciário de produção de água de reúso ou água industrial. Na eventualidade de não haver demanda para a água de reúso em algum momento específico da vigência do projeto, o permeado será descartado em corpo receptor, atendendo às exigências ambientais, conforme padrões descritos no artigo 11 do Decreto 8468/76.

O Grupo Opersan optou por utilizar a tecnologia de osmose reversa. O processo terciário será composto por tanque de água industrial bruta, unidades de filtração para pré-tratamento, sistema de decloração, unidade de osmose reversa de duplo estágio, tanque de água de reúso e bombeamento e limpeza química da osmose reversa.

No tanque de água industrial serão recebidas duas correntes, uma de água industrial oriunda do sistema de tratamento de água existente e outra proveniente do tanque de permeado do MBR. Essas duas correntes serão homogeneizadas e, por meio de um sistema de bombeamento, encaminhadas para uma unidade de pré-tratamento, composta de filtros tipo disco e de cartucho, antes de seguirem para o sistema de osmose.

São esperados os seguintes resultados:

● Redução de captação de água: 24 m³/h.

● 50% da água utilizada na fábrica será oriunda do processo.

● Redução mensal de aproximadamente 1500 toneladas de DBO e 6800 toneladas de DQO lançadas em corpo receptor, com eficiências de remoção superiores a 98%.

● Redução de outros contaminantes, que antes se encontravam enquadrados dentro dos limites permissíveis da legislação aplicável.