Governo do estado do Rio abre consulta pública sobre modelo de concessão da CedaeA partir desta terça-feira, dia 9, o governo do estado do Rio de Janeiro dá início a mais uma fase do processo de concessão da Cedae. Durante 30 dias, uma consulta pública estará à disposição da população fluminense, que poderá contribuir com sugestões sobre o modelo de desestatização da companhia.

“Com a situação atual do orçamento público, é fundamental a maior participação privada em diversos setores da economia e no saneamento não é diferente. Isso vai levar o estado do Rio a avançar na cobertura de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, o que vai propiciar a entrada de novos investimentos e aumento da competitividade das empresas aqui instaladas”, diz Isaque Ouverney, gerente de Infraestrutura da Firjan, que reforça que a universalização do saneamento é um tema presente no Mapa do Desenvolvimento elaborado pela federação.

A área do estado do Rio atendida pela Cedae, que compreende 64 municípios, será dividida em quatro blocos, com prazo de concessão de 35 anos. Para cumprir as metas previstas nos contratos, a estimativa de investimentos dos operadores privados, em suas respectivas áreas de atuação, é de R$ 33,5 bilhões.

O governo estadual tem a expectativa de lançar o edital no terceiro trimestre do ano para que o leilão aconteça na sequência, ou seja, ainda em 2020.

Acesse a página da consulta pública