GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL INICIA OPERAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE SARAPUÍ


O governador Sérgio Cabral e o presidente da Autoridade Olímpica, Márcio Fortes, iniciaram na segunda-feira (17/10), a operação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Sarapuí, que beneficiará um milhão de habitantes dos municípios de Nova Iguaçu, Belford Roxo, Nilópolis, Mesquita e São João de Meriti. A Estação, que foi construída há mais de 12 anos não havia entrado em funcionamento por falta de tronco coletor principal. Esta tem capacidade para tratar cerca de 1.500 litros de esgoto por segundo.

Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, “o início da operação desse novo sistema de esgotamento sanitário trará benefícios à qualidade da água da Baía de Guanabara. Com a entrada em operação da Estação, na fase inicial, cerca de mil litros de esgotos deixarão de ser lançados nos corpos hídricos locais, que têm como destino final a Baía de Guanabara”.

A Estação Sarapuí realizará tratamento primário e secundário. Além disso, a unidade de tratamento é dotada de três bombas de 400HP de potência e de inversores de frequência, que minimizam o consumo de energia elétrica, economizando recursos da empresa.
A ETE foi interligada ao interceptor de esgotos, que tem extensão de 6.330 metros e dois metros de diâmetro. Cerca de 13.500 metros de tronco coletores e 167 mil metros de redes coletoras de esgotos também foram instalados.

O Estado do Rio de Janeiro já investiu cerca de R$ 200 milhões no sistema de esgotamento sanitário de Sarapuí. O evento é mais uma realização que vai ao encontro dos compromissos do país junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Além da participação do presidente da Cedae, Wagner Victer, o evento contou com as presenças: do governador Sérgio Cabral, o vice-governador, Luiz Fernando de Souza Pezão e do secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc.


Fonte -Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Sindistal – Top Brazil | Grupo Avant