GNA, Firjan SENAI e Prefeitura de São João da Barra realizam segunda formatura do Programa de Qualificação Profissional

A GNA, Gás Natural Açu, joint venture entre a Prumo Logística, BP e Siemens, realizou na última quarta-feira, 22/01, a segunda formatura do programa de qualificação profissional que desenvolve em parceria com a Firjan SENAI e a prefeitura de São João da Barra. Ao todo, 106 alunos foram qualificados nos cursos de Montador de Equipamentos, Eletricista de Força e Controle e Eletricista Industrial.

Lançado em novembro de 2018, o programa foi idealizado com o com o objetivo de preparar tecnicamente os moradores locais para mercado de trabalho na região. Até agora dos 329 alunos concluintes, 201 foram contratados para trabalhar nas obras da UTE GNA I e do Terminal GNL Os projetos integram o maior parque termelétrico a gás natural da América Latina, de 3 GW de capacidade instalada, que a GNA constrói no Porto do Açu.

Além dos alunos, amigos e familiares participaram da solenidade. “É bom saber que, nesse cenário de desemprego no qual o país se encontra,  nosso município, está gerando oportunidades de trabalho. Isto significa mais cidadania e mais qualidade de vida para a população local”, afirmou Carla Machado, prefeita de São João da Barra.

A head de RH da GNA, Ângela Serpa, também comemorou o alto índice de contratações. “Tenho muito orgulho de falar desse programa, pois chegamos a quase 60% de aproveitamento dos alunos formados. Além disso, tivemos muitas mulheres participando das turmas, o que é raro nesse tipo de curso”, afirmou ela.

A Gerente Executiva Regional da Firjan SENAI SESI, Ivana Licurgo, falou sobre a importância da formação para o futuro profissional dos estudantes. “Todos aqui são vencedores, pois transpuseram obstáculos para conseguir concluir esta etapa, que é a primeira de muitas. É em momentos como esse que vemos a transformação que a Firjan SENAI realiza na vida das pessoas e isso é muito gratificante”.

O presidente da Firjan Norte Fluminense, Fernando Aguiar, ressaltou a importância do projeto para a economia local. “As perspectivas são de que o Brasil cresça nos próximos anos e, isto vai demandar mais energia. Esse projeto já nasce vitorioso, principalmente por oferecer oportunidades para a população local”.

Indicação ao Prêmio Faz a Diferença

Os resultados do Programa de Qualificação renderam à GNA a indicação, como uma das finalistas, ao Prêmio Faz a Diferença, na categoria Desenvolvimento do Rio. A premiação é uma iniciativa do jornal O Globo em parceria com a Firjan e premia as empresas que mais conseguiram aliar visão de negócios, respeito aos funcionários e ao meio ambiente e ênfase em projetos sociais.

Confira as fotos