GADGETS MOVIDOS À ENERGIA SOLAR SE MULTIPLICAM

Já se pode vislumbrar um futuro com aparelhos eletrônicos portáteis movidos somente à energia solar.

Em dispositivos de baixo consumo, como a exemplo dos teclados para computadores, isso já é uma realidade: o K750, da Logitech, dispensa pilhas e tem no painel solar sua única fonte de energia. Servem tanto a luz do sol quanto à de lâmpadas comuns. O aparelho ainda não está disponível no Brasil.

À venda por aqui, o celular Blue Earth, da Samsung, tem um painel solar traseiro.
A empresa promete 16 minutos de conversação e duas horas em stand by após uma hora de carregamento solar. O preço sugerido do Blue Earth é de R$ 749,90.

Em agosto, a Apple obteve sua segunda patente relacionada ao tema – a primeira foi em janeiro -, que descreve um conversor de voltagem e um controlador para carregar um aparelho com energia solar.

Apesar de as patentes não serem uma garantia de que a empresa lançará um produto com essas funcionalidades, Nat Bullard, analista da Bloomberg New Energy Finance, acredita que a adoção de energia solar pela Apple possa inspirar a concorrência a fazer o mesmo e levar à redução de preços dos componentes necessários.

“Se há alguma empresa capaz de integrar células fotovoltaicas com confiabilidade em eletrônicos portáteis de consumo, essa empresa é a Apple. Como em seus outros dispositivos, ela poderia fazer a integração mais simples e elegante”, disse Bullard.

Fonte -Fonte: Rafael Capanema / Folha.com