Firjan SENAI e Maersk Training fecham parceria para criação de hub tecnológico de Óleo & Gás

Carlos Mariani Bittencourt, vice-presidente da Firjan, formalizando a parceria. À direita, Johan Uggla, CEO Global da Maersk Training.

Firjan SENAI e a Maersk Training Brasil, empresa de treinamentos de segurança e desempenho operacional com atuação offshore e marítima, firmaram parceria, em 06/11, com o objetivo de criar um hub tecnológico voltado para o mercado de Óleo & Gás (O&G) e, com isso, se tornar referência em capacitação profissional em Normas Regulamentadoras (NR). O centro de treinamento será na unidade da Firjan SENAI em Benfica.

“Temos muito a aprender com a Maersk e muitos planos para a nossa unidade. Creio que teremos muito trabalho pela frente e uma parceria duradoura”, destacou Carlos Mariani Bittencourt, vice-presidente da Firjan.

“O Brasil é um importante mercado para nós. É um lugar onde queremos expandir nossas capacidades e interações com clientes. Essa parceria nos permitirá fazer isso com pessoas qualificadas que irão complementar o que já fazemos”, afirmou Johan Uggla, CEO Global da Maersk Training. Leonardo Machado, diretor geral da empresa no Brasil, acrescentou que o intuito é combinar forças para entregar algo inédito ao mercado de petróleo.

Para Alexandre dos Reis, diretor da Firjan SENAI SESI, a parceria vem em momento oportuno, de retomada do mercado de O&G, o que demanda mão de obra especializada. “Duas grandes marcas de formação profissional estão se unindo para criar um dos maiores centros de treinamento em O&G da América Latina. Isso trará ganhos de eficácia e eficiência para ambas”, frisou.

A Maersk utilizará o espaço e a capacidade instalada do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Automação e Simulação em Benfica, que receberá equipamentos de alta performance para ministrar portfólio de 15 treinamentos em NRs. Segundo Tami Vivas, coordenadora de Desenvolvimento de Negócios da Firjan, uma das principais vantagens da parceria será a possibilidade de troca de conhecimentos e experiências, além do acesso a tecnologias de ponta. “A ideia é que a sinergia entre a Firjan SENAI e a Maersk traga, além de eficiência, novos clientes e oportunidades de negócios”, ressaltou.

Após a assinatura do acordo, os representantes da Maersk seguiram para uma visita técnica à unidade de Benfica e conheceram as instalações do futuro centro de treinamento. “Esta parceria significa a junção das capacidades de treinamento de duas grandes empresas que já possuem uma longa jornada na área. Vejo como um complemento de forças. O resultado será aumento de competitividade e de clientes para todos”, afirmou Vilmar Alves de Oliveira, gerente do IST Automação e Simulação.