Firjan SENAI abre 4.500 vagas para cursos de qualificação profissional a distância em todo o estado do Rio

Firjan SENAI - Foto Paula Johas
Do total de vagas, 2.000 são destinadas exclusivamente a trabalhadores e ex-trabalhadores da indústria e seus dependentes. Inscrições até 13/09, no site da Firjan SENAI. Foto: Paula Johas

Firjan SENAI oferece 4.500 vagas gratuitas para cursos da modalidade qualificação profissional a distância em todo o estado do Rio. As oportunidades estão divididas em dois editais: 2.000 destinadas exclusivamente a trabalhadores e ex-trabalhadores da indústria e seus dependentes e 2.500 para o público em geral. As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de setembro, no site da Firjan SENAI.

São 23 títulos, com carga horária entre 160 e 260 horas, e o início das aulas será a partir do dia 15/09. As oportunidades são para diversas áreas, como Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; Editor de Vídeos; Editor de Projeto Visual Gráfico; Supervisor de Confecção; Administrador de Banco de Dados; e Mantenedor e Controler de Plantas Industriais.

Segundo Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, a prioridade é investir na qualidade da formação dos alunos para um mundo que se torna cada vez mais tecnológico. “Com a pandemia, muitas restrições foram impostas a pessoas e instituições, destacando a suspensão das aulas presenciais. Nesse contexto e com o foco na formação do aluno com a qualidade da Firjan SENAI, mergulhamos nos processos de aprendizagem e estruturamos oferta de cursos viáveis para desenvolvimento on-line, com a certeza em atender as necessidades da indústria e da sociedade em geral”, afirma Melo.

Para se inscrever, o candidato deve possuir renda familiar mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo federal, pré-requisitos de idade e escolaridade de cada título e de infraestrutura para acompanhar o curso (computador/notebook e acesso à internet banda larga).

Além de toda a documentação necessária que os dois editais exigem, como identidade, CPF e comprovante de residência (relação completa nos editais), para as vagas destinadas aos trabalhadores e ex-trabalhadores da indústria e seus dependentes é preciso apresentar comprovante com vínculo de até 3 anos antes da data de publicação do edital (carteira de trabalho ou contracheque original do responsável).

Não haverá prova de seleção. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, considerando o número de vagas divulgado no edital, e nesse momento o candidato deverá anexar os documentos exigidos. Depois disso, a Firjan SENAI irá realizar conferência da documentação e, se estiver tudo certo, efetivará a matrícula do estudante no curso pretendido.

As oportunidades são oferecidas em duas modalidades, ambas com aulas a distância mediadas por tecnologia, considerando que as práticas previstas serão simuladas por meio de exercícios e/ou experimentos virtuais, bem como tutoria do instrutor.

A diferença é que na qualificação profissional on-line, o curso todo é realizado com tutoria e atividades práticas com instrutores, e turnos e horários previstos no edital. E na qualificação profissional (EaD), parte do curso será desenvolvido em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e a carga horária total do título do curso é dividida em duas partes: 50% com aulas on-line, tutoria e atividades práticas com instrutores, e 50% de estudo ou atividades individuais de responsabilidade do aluno.

Clique aqui para acessar os editais completos, com toda a documentação necessária. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.

Cursos Qualificação Profissional para Trabalhadores e Ex-Trabalhadores da Indústria e seus Dependentes

Para os trabalhadores e ex-trabalhadores da indústria e seus dependentes, são duas mil vagas para os cursos de qualificação profissional de Administrador de Banco de Dados; Assistente de Controle de Qualidade; Assistente de Marketing Digital; Assistente de Produção Industrial; Auxiliar de Operações em Logística; Mantenedor e Controler de Plantas Industriais; Controlador e Programador de Produção; Desenhista de Projetos Elétricos Industriais; Desenvolvedor de Aplicativos; Editor de Projeto Visual Gráfico; Supervisor de Confecção; Operador de Sistemas Computacionais em Rede; Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; e Mecânico de manutenção de equipamentos hidropneumáticos.

Cursos Qualificação Profissional para Público em Geral

Para o público em geral, são duas mil e quinhentas oportunidades para os cursos de qualificação profissional de Almoxarife; Assistente de Controle de Qualidade; Assistente de Moda – Desenvolvimento de Coleção; Assistente de Produção Industrial; Auxiliar de Operações em Logística; Controlador e Programador de Produção; Desenhista de Projetos Elétricos Industriais; Desenvolvedor de Aplicativos; Desenvolvedor de Conteúdos Youtube; Editor de Projeto Visual Gráfico; Editor de Vídeos; Eletricista de Automóveis; Eletricista Instalador Residencial; Fotógrafo; Instalador e Reparador de Redes de Computadores; Pizzaiolo; Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; e Mecânico de manutenção de equipamentos hidropneumáticos.

Fonte: www.firjan.com.br
Foto: Paula Johas