Geral

Firjan oferece assessoria tecnológica on-line gratuita para indústria


Firjan oferece assessoria tecnológica on-line gratuita para indústria
Firjan oferece assessoria tecnológica on-line gratuita para indústria

Para ajudar a reduzir os impactos na produtividade das empresas nesse período de pandemia, a Firjan SENAI passa a oferecer assessorias tecnológicas gratuitas e on-line, a partir de julho. A iniciativa faz parte do Programa Resiliência Produtiva, conjunto de ações da Firjan para enfrentar a crise provocada pelo novo coronavírus. “Disponibilizamos esse serviço para todos os setores industriais do Rio de Janeiro porque, nesse momento, precisamos apoiar nessa retomada da indústria do nosso estado e não temos dúvida que a tecnologia e a inovação serão decisivas para esse processo”, avalia Carla Giordano, gerente de Gestão Tecnológica da Firjan.

A assessoria tecnológica on-line é feita por consultores dos Institutos de Tecnologia da Firjan SENAI, que oferecem à indústria tecnologia de ponta e capacidade técnica diferenciada por meio de prestação de serviços em consultoria. A duração é de 6 horas, dividas em três sessões de duas horas cada. “Não estamos falando de um processo educacional ou de informação tecnológica. Trata-se de um diagnóstico individualizado para o consultor fazer uma análise situacional e indicar soluções para a empresa”, esclarece a gerente.

O serviço está disponível gratuitamente para empresas de todos os portes, especialmente as micro e pequenas. “Esta é uma base muito forte da indústria fluminense e brasileira que, muitas vezes, não tem acesso a uma consultoria como essa, justamente por causa do custo. Esta é uma forma de ajudarmos esse segmento num momento muito difícil”, diz.

atendimento é personalizado e a assessoria trabalha em três grandes áreas. “Escolhemos vertentes que são fundamentais para a produtividade: eficiência energética, que é uma das maiores contas que o empresário tem nos seus custos fixos diretos; manufatura enxuta, porque muitas vezes são pequenas alterações em layout em fluxo de processos que já dão efeito muito grande; e integridade de materiais, que é relativa à união de materiais  para determinados tipos de indústria, que geram menos perdas de insumos no processo de produção, de modo que a indústria possa ter a maior eficiência possível através da união de materiais”, explica Carla Giordano.

Ao todo são 21 consultorias disponíveis, com temas variados como:

– Monitoramento remoto da Qualidade da Soldagem;
– Análise de falha a partir dos dados dos materiais já analisados no IST Solda;
– Rotulagem de Alimentos;
–  Orientações Regulatórias em Química e Meio Ambiente
– Licenciamento Ambiental;
– Redução das despesas de energia mediante a queda de produção;
– Manufatura Enxuta
– Digitalização – Diagnóstico de Compatibilidade

Para enfrentar os desafios trazidos pela pandemia, as empresas precisam rever seus processos produtivos.“O empresário vai precisar fazer escolhas e ver onde, de fato, terá que investir esforços para obter melhores resultados. Neste sentido, é fundamental buscar metodologias de trabalho já consagradas, estabelecidas e reconhecidas. Alterações no processo industrial, com baixo investimento, conseguemm produzir aumento de produtividade”, afirma Diego Trindade, especialista em Gestão Tecnológica da Firjan.

Para ter acesso à assessoria tecnológica on-line é preciso fazer contato pelo atendimento às empresas por Whatsapp: 55 (21) 99925-0363 .
_________________

Confira todas as assessorias tecnológicas disponíveis:

– Monitoramento remoto da Qualidade da Soldagem
– Análise de falha a partir dos dados dos materiais já analisados no IST Solda
– Orientação virtual para a caracterização e seleção de materiais para as soldagens/inspeções realizadas
– Orientação virtual Consultoria em Inspeção Avançada: Ultrassom e ACFM
– Consultoria Virtual em Rotulagem de Alimentos
– Orientações Regulatórias em Química e Meio Ambiente
– Transferência de conhecimento virtual  para atendimento aos ensaios (Físico Químicos) estabelecidos na NT 202 – R10 – INEA
– Consultoria Virtual NBR ISO 17025
– Consultoria virtual/análises
– Consultoria Virtual para Gestão de Indicadores de SGA na crise
– Consultoria Virtual para Licenciamento Ambiental
– Consultoria Virtual para Obrigações Legais em tempos de crise
– Consultoria Virtual  para Redução do custo de energia para o consumidor do Mercado Livre
– Eficiência Energética – Redução das despesas de energia mediante a queda de produção
– Boas práticas para redução no consumo de ar comprimido em tempos de crise
– Boas práticas para redução no consumo de combustível em tempos de crise
– Boas práticas para redução no consumo de energia elétrica em tempos de crise
– Transferência de conhecimento virtual para fiscalização de amostragem e interpretação de laudos e resultados – Poços Subterrâneos
– Transferência de conhecimento virtual para Fiscalização de amostragem e interpretação de laudos e resultados – Fontes Fixas
– Consultoria Virtual em Manufatura Enxuta
– Consultoria Virtual em Digitalização – Diagnóstico de Compatibilidade