Firjan apoia empresas que querem atuar no mercado internacional

qualificadas e serviços que apoiam as operações de comércio exterior das empresas fluminenses.

“Atuamos entregando ferramentas e dados que auxiliam na tomada de decisões. É importante conhecer as regras do jogo, tanto para importar quanto para exportar. Orientamos o empresário para que ele possa definir os mercados prioritários, como adaptar o seu produto às exigências dos órgãos anuentes e o apoiamos no aprimoramento logístico de suas operações de comércio exterior”, afirma Giorgio Rossi, coordenador da Firjan Internacional.

Segundo Rossi, o desafio de ampliar a participação brasileira nas cadeias globais de valor se manteve na pandemia. Hoje a participação do Brasil no comércio mundial é de apenas 1,1%, incluindo importação e exportação.

“Ao mapearmos o comércio exterior e as oportunidades internacionais, criamos condições para aproximar as empresas fluminenses das estrangeiras e dos investidores. A ideia é contribuir para a melhoria do ambiente de negócios no estado, principalmente no âmbito do comércio exterior, ampliando a participação das empresas fluminenses nas cadeias globais e regionais de valor”, destaca.

Análises de dados sobre os fluxos de importação e exportação, assessoria em temas de defesa comercial e interesse público, informações sobre o perfil dos compradores do exterior e sobre as legislações dos mercados-alvo, apoio na superação das eventuais dificuldades nas operações estão entre as ações de rotina da equipe técnica da Firjan. Além disso, diariamente são expedidos documentos imprescindíveis às operações das indústrias exportadoras do Rio de Janeiro.

“Entre os documentos que emitimos estão os Certificados de Origem, os Atestados de Não-Similaridade e o ATA Carnet, um facilitador de exportações temporárias. Todos eles são fundamentais às atividades de comércio exterior e proporcionam maior competitividade às indústrias fluminenses”, explica Letícia Lima, coordenadora de Suporte a Negócios.

A Firjan também realiza cursos, seminários e workshops para capacitar empresários sobre o ambiente empresarial internacional. Nas capacitações, módulos temáticos abrangem os aspectos gerenciais, legais e financeiros das transações, preparando os participantes para formular estratégias e operacionalizar os negócios com empresas de outros países. Durante o isolamento social, algumas atividades vêm ocorrendo de modo remoto, como a série Tira-Dúvidas de comércio exterior. A série reúne especialistas para apresentar e esclarecer dúvidas sobre ações e ferramentas de comércio exterior e mercados internacionais.

Acesse aqui mais informações sobre a atuação internacional da Firjan. 

 

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.