Geral

Firjan alerta para início das operações da versão permanente do Pronampe


Com o propósito de apoiar os empresários fluminenses no acesso ao crédito, a Firjan informa que há uma expectativa de lançamento da versão permanente do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) na próxima semana.

Para ter mais chances de sucesso, a orientação da federação para os industriais é procurar o quanto antes a instituição financeira de sua preferência e realizar a avaliação de crédito, etapa essencial para conseguir os recursos.

Sobre o Pronampe

O objetivo do Pronampe é atender micro e pequenas empresas, oferecendo linha de crédito com taxa de juros anual máxima igual à taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), acrescida de até 6% sobre o valor concedido. A expectativa é que o programa conceda pelo menos R$ 5 bilhões em crédito a micros e pequenas empresas. Esse valor pode chegar a R$ 25 bilhões, a depender da participação de bancos públicos e privados. Essa nova fase passa a prever também a prorrogação do prazo das operações da primeira etapa por até um ano.

O programa ainda prevê um prazo máximo para pagamento de até 48 meses incluindo até 11 meses de carência. Será possível financiar até 30% da receita bruta anual das micro e pequenas empresas, calculada com base na receita bruta anual no exercício de 2019 ou 2020, o que for maior. Para as empresas que tenham menos de um ano de funcionamento, o limite do empréstimo corresponderá até 50% do seu capital social ou até 30% da média de seu faturamento mensal apurado desde o início de suas atividades, o que for mais vantajoso.

Núcleo de Acesso ao Crédito da Firjan

A Firjan mantém atualizada a Cartilha de Orientação de Acesso ao Crédito, elaborada com o intuito de prover ao empresariado fluminense informações qualificadas acerca das linhas de crédito disponíveis.

 


Fonte: firjan.com.br
Foto: Firjan