FINEP APROVA R$ 130 MILHÕES PARA A CETREL

A Finep aprovou empréstimo de R$ 130 milhões para a empresa baiana Cetrel, controlada pela Braskem, e responsável pelo tratamento de água e de resíduos sólidos do Pólo Industrial de Camaçari (BA).

Os recursos serão aplicados no desenvolvimento de projetos que visam à utilização de resíduos industriais como matéria-prima na fabricação de diversos produtos voltados para a construção civil e infraestrutura.

Um dos exemplos é a “madeira plástica”, produzida da combinação de resíduos da indústria petroquímica e de papel e celulose, que pode substituir a madeira tradicional em uma série de aplicações.

A Cetrel citou outro projeto, que visa à produção de concreto e asfalto sustentável a partir de resíduos particulados. O asfalto também pode ser produzido por pneus usados e sacolas plásticas.

A empresa ainda desenvolverá um projeto de coleta de enxofre para comercializá-lo posteriormente. A Cetrel dará contrapartida de 10% do valor do financiamento.

Fonte -Fonte: Saneamento Ambiental online