Geral

Pesquisadores desenvolvem película que funciona como ‘ar-condicionado’ para edifícios


Uma equipe de engenheiros da Universidade de Colorado Boulder, EUA, desenvolveu um novo metamaterial, uma película extra fina com propriedades que atuam como um sistema de ar condicionado para estruturas. Ela tem a capacidade de resfriar objetos mesmo sob luz solar direta, isso sem consumo de energia ou água.

Quando aplicado a uma superfície, o filme resfria o objeto abaixo refletindo a energia solar de entrada de volta para o espaço enquanto, simultaneamente, permite que a superfície libere seu próprio calor em forma de radiação térmica infravermelha.

Metamaterial é um material produzido artificialmente, dotado de propriedades físicas que não são encontradas normalmente na natureza, em sua definição regular. Este desenvolvido pelos pesquisadores é um híbrido de polímero e esferas de vidro, com um revestimento de prata fino. Com espessura de 0,05 mm, o filme pode ser fabricado de forma economia em rolos, tornando-se uma tecnologia potencialmente viável em larga escala para aplicações variadas, residenciais, comerciais e industriais.