ESTUDO APONTA NECESSIDADE DE INVESTIMENTO DE R$ 8 BILHÕES EM DUTOS NO BRASIL ATÉ 2025

Há tempos fala-se da necessidade de haver condições mais atrativas para investidores se interessarem em fazer aportes na expansão da malha de dutos brasileira, mas por enquanto os avanços ainda foram pequenos. Agora, com a crise da Petrobrás e o corte profundo nos investimentos, a indústria está mais preocupada com o atendimento da demanda de escoamento para os próximos anos. Com o foco nessa questão, o IBP encomendou um estudo que apontou a necessidade de R$ 8 bilhões a serem aplicados na expansão da rede de dutos para transporte de combustíveis.

A análise, desenvolvida pelo Instituto de Logística e Supply Chain’s (Ilos), indica que seriam necessários R$ 4 bilhões para a construção de seis novas rotas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além de outros R$ 4 bilhões para a duplicação dos dutos existentes, já que suas capacidades devem ser esgotadas nos próximos anos.

O levantamento teve como base as previsões para 2025, até quando a demanda de gasolina deve ter um crescimento de 53%, enquanto as projeções para o diesel indicam um aumento de 32% no consumo.

Caso os aportes não sejam feitos a tempo, a única saída para dar vazão ao grande volume de combustíveis circulando pelo país seria o transporte rodoviário, o que encarece o produto para o consumidor final, aumenta as emissões de gases poluentes na atmosfera e agrava ainda mais a situação de dependência do país em relação às estradas, muitas em condições precárias e inseguras.

Fonte -Fonte: PetroNotícias