ESTADO INAUGURA MAIS UMA OBRA DE DESPOLUIÇÃO DAS LAGOAS DA BARRA


Reivindicado há décadas pelos moradores da Taquara e adjacências, foi inaugurado na terça-feira (6/12), na Taquara, em Jacarepaguá, o sistema de esgotamento sanitário que atende àquela região da Zona Oeste. Com capacidade para bombear 160 litros de esgoto por segundo, a nova elevatória beneficia diretamente cerca de 40 mil habitantes.

– De 2007 para cá, a Cedae já inaugurou 15 grandes elevatórias para o complexo lagunar da Barra, além de estação de tratamento de esgoto e do emissário submarino – destacou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

A obra foi realizada com recursos do governo do estado, através do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), da ordem de R$ 18 milhões, resultantes da parceria entre Cedae e a Secretaria de Estado do Ambiente. Cada uma das três bombas da unidade da Taquara tem 30 CV de potência e é acionada por variadores de frequência, cuja finalidade é o uso racional de energia elétrica.

– A elevatória, que conta ainda com linha de recalque de 400 mm de diâmetro e 1,4 mil metros de extensão, além de 7.790 metros de redes coletoras, é uma das iniciativas que vão ao encontro dos compromissos do país junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) – acrescentou Victer.

O esgoto coletado seguirá para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barra da Tijuca, tendo como destino final o emissário submarino da Barra da Tijuca. Dotada de sistema de gradeamento, a elevatória da Taquara também dispõe de comportas, esteiras rolantes e bombeamento automatizados.

– O teor de civilização de uma sociedade não se mede pelo número de carros e celulares. Os indicadores são outros e, neles, a coleta e o tratamento de esgoto são fatores fundamentais. Assim sendo, com esta inauguração a Cedae dá mais um passo enorme para levar saúde e cidadania às áreas esquecidas há décadas pelo poder público – ressaltou o secretário do Ambiente, Carlos Minc.

Participaram também do evento, o subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, parlamentares e empresários da região.


Fonte -Fonte: Cedae