ESTADO INAUGURA MAIS OBRA PARA AUMENTAR OFERTA DE ÁGUA EM SÃO GONÇALO


O governo do estado, através da Cedae, inaugurou na quinta-feira (12/07) o Reservatório e o Novo Sistema de Distribuição de Água do Rio do Ouro, em São Gonçalo, beneficiando cerca de 20 mil moradores. Com investimento de ordem de R$ 4 milhões, a obra faz parte de um conjunto de intervenções do governo do estado, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que corresponde a um montante de cerca de R$ 150 milhões para aumentar a oferta de água naquele município da região metropolitana.

– Este é o maior investimento em saneamento executado nas últimas décadas em São Gonçalo. Com as ações atendemos reivindicação histórica dos moradores, como o abastecimento regular em diversas áreas do município – destacou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

A obra ficou pronta menos de um mês depois de inaugurada outra de igual relevância em Marques Maneta, quando foi colocado em operação o reservatório que estava abandonado há mais de uma década, e há menos de um ano da inauguração do reservatório do Colubandê, também abandonado há mais de 10 anos, que já está beneficiando cerca de 200 mil moradores da região.

– O governo do estado está investindo maciçamente no saneamento de São Gonçalo nos últimos anos e os resultados já são visíveis. Chegaremos ao fim do mandato com 100% de cobertura de água no município – comemorou o vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão.

Além do Reservatório de Rio do Ouro, com capacidade para armazenar 500 mil litros de água, foi instalado o booster (equipamento para aumentar a pressão na rede), com vazão de 40 litros por segundo e sistema automatizado. Para viabilizar o reservatório, foi construída adutora de água tratada, de cerca de 3.000 metros, e assentados 19 quilômetros de rede distribuidora.

– A Cedae também fez 2 mil ligações hidrometradas. Esta é mais uma obra do programa de aumento em 60% a oferta de água para São Gonçalo, que ainda conta com a ampliação da nova adutora de água bruta para a Estação de Tratamento de Água de Laranjal, que, de 4.800 litros por segundo, passará a tratar 7 mil – acrescentou Victer.

Além do vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão e do presidente da Cedae, Wagner Victer, estiveram presentes ao evento a prefeita de São Gonçalo Aparecida Panisset e lideranças comunitárias.


Fonte -Fonte: Cedae