ESTADO ASSINA CONTRATO PARA MELHORIA DA PRAIA DE SÃO CONRADO

O governo do Estado, através da Cedae, assinou no dia (08/05), na sede da empresa, na Cidade Nova, contrato para dar início às obras de modernização do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia da Praia de São Conrado com o objetivo de estender pelos próximos 30 anos o horizonte do ecossistema daquela região. As intervenções fazem parte do Programa Sena Limpa, que visa melhorar a qualidade das águas das seis principais praias da Zona Sul e Zona Norte. A obra começa em 30 dias e fica pronta em 12 meses.

Com investimentos da ordem de R$ 15,5 milhões, provenientes da parceria entre Cedae e Secretaria de Estado do Ambiente, através do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), a obra contribuirá para elevar as condições de balneabilidade das águas da Praia de São Conrado, indo ao encontro dos compromissos assumidos com o Comitê Olímpico Internacional (COI).

– A Estação Elevatória de São Conrado, com capacidade para 200 litros por segundo, será ampliada e modernizada dentro das mais avançadas técnicas de automatização, redução de consumo de energia elétrica, baixo nível de ruído e sistema de desodorização próprio. Os esgotos dessa elevatória seguirão para a Estação Elevatória do Leblon, tendo como destino final o Emissário Submarino de Ipanema – explicou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

A obra consiste ainda na implantação de 615 metros de coletores auxiliares com 250 mm de diâmetro, ampliando dessa forma o sistema de esgotamento sanitário da comunidade do Vidigal. Além disso, as duas linhas no costão da Avenida Niemeyer, que bombeiam os esgotos da Estação Elevatória de São Conrado para a Estação Elevatória do Leblon, que são antigas e sofreram desgaste de material por conta da maresia, serão substituídas e ampliadas por outras tubulações mais resistentes, com 500 mm de diâmetro e 2.100 metros de extensão.

Sena Limpa:

Lançado em 2012, com investimentos de R$ 150 milhões, o Programa Sena Limpa visa melhorar a qualidade das águas de seis das principais praias da orla do Rio até 2014. Trata-se de uma ação que é fruto da parceria do governo do estado com a Prefeitura do Rio e que vem sendo realizada em diferentes etapas para a recuperação ambiental das praias de São Conrado, Leblon, Ipanema, Leme e Urca, na Zona Sul, e da Praia da Bica, na Ilha do Governador, Zona Norte, situada dentro da Baía de Guanabara. O Programa Sena Limpa é um trabalho conjunto da Secretaria do Ambiente (SEA), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Cedae, Rio Águas e Comlurb.

Fonte -Fonte: Cedae