EPE: EXPANSÃO DA TRANSMISSÃO PREVÊ 13 MIL KM DE NOVAS LINHAS

De acordo com o segundo ciclo do Programa de Expansão da Transmissão (PET), que abrange o período entre 2013 e 2018, o conjunto de novas linhas de transmissão e subestações a ser implantado neste horizonte soma cerca de R$ 17,9 bilhões em novos recursos. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o programa foi encaminhado ao Ministério de Minas e Energia para ser licitado em 2014.

Os investimentos contemplam instalações de transmissão visando à expansão da Rede Básica, garantindo as condições para atendimento às necessidades de intercâmbio entre as regiões do país. Para tanto, o estudo de planejamento prevê a entrada de cerca de 13 mil quilômetros de novas linhas até 2018, além de 39 subestações.

Segundo a EPE, o valor total os investimentos refere-se a projetos cujos estudos já estão concluídos, mas que ainda não foram licitados – a previsão de é de entrada em operação até o final de 2018. Neste período também serão posteriormente acrescidos recursos para projetos que ainda se encontram em fase de estudos.

A partir de 2013, a EPE passará a publicar duas atualizações por ano do PET, tendo como objetivo principal dar celeridade ao processo de licitação das obras e mitigar atrasos na implementação das expansões do Sistema Interligado Nacional (SIN). Além disso, a EPE expandiu o horizonte das obras que compõem os ciclos semestrais do PET para seis anos, ao invés de cinco.


Fonte -Ascom EPE

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.