ENSAIOS COM SIMULADOR SOLAR

Dois representantes do Centro Nacional de Metrologia do México, o equivalente no Brasil ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), visitaram o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) no início do mês de julho para conhecer o simulador solar que faz parte do Centro Tecnológico do Ambiente Construído, o Cetac.
Salvador Echeverría Villagómez, diretor-geral de Metrologia Física, e Daniela García Luna, que trabalha na coordenação de projetos, ficaram admirados com as possibilidades oferecidas pelo simulador na realização de ensaios de desempenho de sistemas que utilizam energia solar para o aquecimento de água.

O equipamento pode proporcionar, também, suporte ao desenvolvimento de produtos, inclusive com a realização de ensaios de desempenho em sistemas fotovoltaicos para geração de energia, além de outras análises de equipamentos e materiais submetidos à influência do Sol.

Segundo Douglas Messina, um dos técnicos responsáveis pelo trabalho no simulador solar, os representantes mexicanos pensaram em adquirir um equipamento semelhante, mas reconheceram que os altos custos do investimento inviabilizariam a aquisição.

“Oferecemos a eles a possibilidade de realizar conosco suas pesquisas utilizando a infraestrutura disponível. A proposta foi bem acolhida, e estamos iniciando um diálogo que promete ter resultados muito positivos. Assim como o Brasil, o México segue a normatização internacional e há muitos outros aspectos que aproximam os dois países e que facilitariam este acordo”, informou ele.

Fonte -Fonte: Ambiente Energia