Geral

Enel fecha PPA com Johnson & Johnson na Europa


A Enel Green Power Espanha assinou um contrato de compra (PPA) de 10 anos com a farmacêutica Johnson & Johnson para fornecer 270 GWh/ano de energia renovável originada de uma capacidade total de geração de 104 MW. Com validade a partir de janeiro de 2023, o PPA fará a empresa operar com o equivalente a 100% de energia renovável na Europa, o que ajudará muito sua meta global de consumir apenas eletricidade proveniente de fontes renováveis até 2025.  

O fornecimento de energia previsto pelo PPA será gerado em três usinas renováveis atualmente em construção, criando matriz de energia híbrida que combinará fontes solar e eólica. Cerca de 85% da energia virá dos parques eólicos Campillo II e III, que fazem parte de um cluster na província espanhola de Cuenca e que começarão a ser construídos no último trimestre de 2021. Já os 15% restantes serão fornecidos pela planta solar fotovoltaica de 47 MW, a UFV Veracruz, localizada em Badajoz, também na Espanha. Pelo acordo, a energia renovável fornecida à Johnson & Johnson evitará a emissão anual de cerca de 130.720 toneladas de CO2 na atmosfera.   

O PPA assinado entre as empresas é um acordo financeiro que não requer entrega física de energia. O contrato proporciona ao comprador uma cobertura financeira de preços e as correspondentes garantias de origem vinculadas à produção de energia das usinas renováveis. A Enel Green Power, braço de geração de energia renovável do grupo italiano, desenvolve e opera usinas em todo o mundo, com presença na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania, com capacidade total de cerca de 49 GW a partir de fontes eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica.


Fonte: Revista Eletricidade Moderna