Empresas do setor elétrico no combate ao coronavírus

Da doação de respiradores e ventiladores hospitalares a ações para diminuir os efeitos sociais e econômicos da epidemia, companhias elétricas mostram compromisso e solidariedade com as comunidades em que atuam.

Empresas do setor elétrico no combate ao coronavírusConcessionárias de energia elétrica brasileiras têm se engajado na luta contra a Covid-19, indo além da adoção de medidas autorizadas em março pela Aneel (fechamento de agências físicas, faturamento pela média ou autoleitura, priorização de atendimento a unidades de saúde, etc.) e das medidas de proteção e apoio a seus próprios empregados.

A EDP Brasil, por exemplo, destinou em R$ 6 milhões à organização social Comunitas para a compra de respiradores hospitalares para hospitais públicos do Estado de São Paulo. Equipamentos essenciais para a sobrevivência e recuperação de pacientes graves da Covid-19, os respiradores serão encaminhados a hospitais indicados pelo governo do Estado. No total, a campanha da Comunitas arrecadou R$ 23,4 milhões com a ajuda de 150 empresas. O montante doado pela EDP foi o maior entre as organizações participantes da ação. No total, os recursos arrecadados possibilitarão a compra de 345 respiradores.

A EDP também está recebendo, de 1º a 10 de abril, inscrições para o edital EDP Solidária – Covid-19, que vai selecionar iniciativas para enfrentamento da pandemia do coronavírus em comunidades vulneráveis. Será destinado R$ 1 milhão para apoiar os projetos escolhidos. As candidaturas podem ser realizadas pelo site www.institutoedp.org.br. Podem concorrer entidades não governamentais, associações, startups, consultorias e prestadores de serviços, entre outros, que proponham soluções contra problemas gerados pela Covid-19, preferencialmente comunidades de baixa renda/carentes, idosos e comunidades indígenas dentro da área de atuação da EDP no Brasil (São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Amapá, Ceará, Rio Grande do Sul e Tocantins). O resultado será divulgado em 15 de abril e o repasse da verba será realizado no dia 16. Os projetos elegíveis podem ser voltados à garantia do direito a alimentação, higiene e limpeza; saneamento básico; sensibilização da população; geração de trabalho e renda; soluções em economia colaborativa; valorização do empreendedorismo local; e apoio ao combate, detecção e prevenção da pandemia.

Já o grupo Energisa criou um movimento de combate à Covid-19 chamado Energia do Bem, de mobilização de parcerias para desenvolver ações articuladas com o poder público, no qual vai investir R$ 5 milhões. A rede já reúne 13 parceiros empenhados em viabilizar ações emergenciais que ajudem a superar a crise humanitária provocada pela doença. As iniciativas incluem doação e manutenção de ventiladores pulmonares, obras elétricas em unidades públicas de saúde e captação de recursos para assistência a idosos. Também foi criado o portal Energia do Bem, com informações sobre a doença e conteúdo para reduzir impactos do isolamento social. O portal terá 100 mil vagas para cursos à distância e acesso a conteúdo da Unesco.

Os recursos serão aplicados nos 11 estados onde a empresa atua. Já foram doados 11 ventiladores pulmonares para UTIs de Minas Gerais e Sergipe, e outra doação está em curso para outros estados. Também está sendo montada operação para que equipamentos desse tipo sejam consertados nas oficinas do Senai.  Já foram mapeados 448 ventiladores que precisam de conserto em Minas, Sergipe, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e as necessidades em outros estados estão sendo levantadas. Entre os parceiros envolvidos no movimento estão a CNI – Confederação Nacional da Indústria, o IEL – Instituto Euvaldo Lodi, o Sesi/Senai e a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata (MG). A Unesco fez uma curadoria de conteúdos educativos para o portal.